Info Online

Modelo da Acer, rodando o Chrome OS: com incentivos, aparelho poderá custar menos de R$ 600 no Brasil

Os primeiros PCs portáteis rodando o sistema operacional Chrome OS devem chegar na metade deste ano ao mercado.

De acordo com os sites Pocket-limt e Digitimes, as fabricantes Acer, Asustek, Sony e Samsung já estariam preparando modelos de netbooks com telas de 10 a 12 polegadas e equipados com processador Tegra ou Intel, que rodariam o novo sistema do Google.

Os primeiros modelos devem custar em torno de U$S 300, para não competir com os tablets. O lançamento dessas máquinas deve ocorrer durante a feira de eletrônicos em Taiwan, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Cogita-se também a possibilidade de alguns desses netbooks rodarem outro sistema operacional além do Chrome OS, como forma de evitar vendas baixas por conta de um sistema desconhecido.

O Google liberou o código fonte do projeto em 2009, quando ainda se chamava Chromium OS. Em dezembro de 2010 a empresa lançou um programa de testes com um notebook sem marca trazendo o novo sistema Chrome OS e enviado para um seleto grupo de pessoas.

O modelo, chamado de CR-48, trazia conexão 3G, Wi-Fi, tela de 12,1 polegadas e câmera integrada. O Chrome OS baseia-se em um sistema baseado nas nuvens, onde os arquivos serão armazenados e acessados. Mas para especialistas a escolha pelos netbooks pode não ser o plano ideal para o Google, uma vez que os tablets são os dispositivos do momento no mercado.

Compartilhe