Por Marcus Vinícius / Site Vitória da Conquista

Barra do Choça recebeu, neste sábado (2) o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, tendo como anfitrião o prefeito e amigo Oberdam Rocha Dias.

Os dois entregaram à Barra do Choça, um conjunto de 24 casas populares para pessoas carentes.

A comunidade carente foi beneficiada com 24 casas. Foto: Zé Silva

Em seguida, a poucos metros do conjunto habitacional, inauguraram o Centro Municipal de Educação Infantil. O centro infantil ganhou o nome da professora Sheilla Teixeira Oliveira, já falecida, em homenagem aos trabalhos, principalmente com crianças, realizados por ela na comunidade.

Foto: Zé Silva

As duas obras atendem um desejo antigo dos moradores da região. Esses eram os objetivos da visita do Ministro das Cidades.

Ministro e Prefeito Oberdam inauguraram com muita alegria o Centro Municipal de Educação Infantil. Foto: Zé Silva

Dona Elisa não continha a emoção. Foto: Zé Silva

Dona Elisa Silva (65) não cabia de contentamento: “Não é por mim não. É por minha filha que cuida, sozinha, de dois filhos e uma neta. Ela merece. E a casa é um brinco. Esse programa, Minha Casa Minha Vida, é uma bênção! Está dando alegria pra um mundo de gente pelo Brasil”, dona Elisa falou emocionada.

O ambiente era de festa. Oberdam estava convicto de que havia cumprido duas missões importantes para a região. Primeiro, trazer o ministro Mário Negromonte à Barra do Choça, justo na entrega de duas grandes obras da sua gestão: “Estaremos acolhendo 240 crianças com idades entre 1 e 5 anos. O atendimento com crianças até três anos é de tempo integral. É uma obra arrojada, lançada pelo Governo Federal para que, a partir de agora, possamos ter uma nova visão mais ampla na educação e no preparo da criança. É um projeto moderno e avançado não só na sua estrutura arquitetônica como também no fator pedagógico. As crianças vão poder se desenvolver dentro de uma atenção que foi meta no governo Lula e é meta no governo Dilma”, conta o prefeito.

Entre os mais de 169 mil votos que recebeu no ano passado, como candidato a Deputado Federal (PP), o Ministro sabe que alguns milhares estão creditados na conta de um trabalho incansável de Oberdam que foi, também, um dos principais articuladores da campanha do governador reeleito Jacques Wagner (PT) e da candidatura de Dilma Rousseff na Bahia. O prefeito de Barra do Choça ganha força política. Principalmente com o encontro entre Mário Negromonte e outros prefeitos do Sudoeste baiano.

Com a prefeitura de Conquista, por exemplo, presenciou o Ministro destacar – com muita ênfase, a importância da coligação entre o seu partido e a prefeitura local, além ver o amigo garantir o apoio integral ao movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, comandado pelo empresário José Maria Caires.

O Ministro foi recebido com muita festa pela comunidade de Barra do Choça. Foto: Zé Silva

“No encontro com segmentos organizados com Vitória da Conquista, entre eles o Movimento Conquista Quer Voar Mais Alto, ficou demonstrado o empenho que o Ministro fará, junto com o governador Jaques Wagner, para viabilizar a vinda de uma Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) para Vitória da Conquista. Isso vai facilitar a vida dos prefeitos de toda a região. Apenas três superintendências não são suficientes para o  estado da Bahia. Só em Salvador, Feira de Santana, com mais de 200 municípios e Itabuna com mais de 180 município, existem 900 projetos em andamento. É impossível atender as nossas necessidades. Conquista é um pólo regional, um grande centro de concentração de municípios e de negócios e precisa dessa superintendência. Estamos nesse movimento para facilitar a vida de mais de 70 municípios que estão aqui em volta. Esses municípios têm muitas dificuldades nos seus encaminhamentos de projetos. Apesar de todo esforço da CEF, a demanda é muito grande e falta estrutura de atendimento pra gente”, disse Oberdam Dias ao Site da Cidade.

“Fico orgulhoso de retornar aqui como Ministro da primeira Presidente da República do Brasil e em uma pasta tão importante que lida com habitação, com saneamento, água esgoto, com a mobilidade urbana e fazendo obra em mais de 4 mil municípios do Brasil.Minha responsabilidade aumentou. Sou um deputado bahiano. Agora também sou ministro cuidando do Brasil, mas com ocoração e os olhos voltados para a Bahia”, afirmou Negromonte ao retornar à Brasília, no final da tarde de ontem.

 

Compartilhe