O Colégio Estadual Dirlene Mendonça sediou, na manhã desta quinta-feira, 31, a cerimônia de abertura e as primeiras atividades do 1º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores. A programação segue no mesmo local até a tarde de sábado, 2 de abril, com participação de cerca de 110 professores que trabalham com turmas do primeiro ano do Ciclo I. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Na mesa de abertura, o tom dos pronunciamentos foi de otimismo quanto ao aproveitamento das atividades. Os participantes foram representados pela professora Eliene Nascimento, que afirmou ter, para o encontro, “as melhores expectativas possíveis”. “É muito interessante que todos nós estejamos aqui, e que aproveitemos ao máximo”, afirmou Eliene. “E que possamos utilizar na sala de aula o conhecimento que adquirirmos aqui”.
A coordenadora do Núcleo Pedagógico, Núbia Nadja Pereira, manifestou expectativas semelhantes a respeito do evento: “espero que no sábado à tarde nós possamos fazer aqui aquele grande baile de alegria, dizendo ‘valeu a pena’”.
O secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, foi representado por Regina Lima, da Assessoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação. Regina conversou com os professores sobre as relações entre eles e seus alunos – que, segundo ela, pode ser melhorada após a participação no encontro de formação. “Que nós possamos aprofundar coisas em que já acreditamos, e que possamos também fecundar esse sentimento nos nossos alunos”, disse.
ATIVIDADES CONTINUAM
– Após o término da abertura, a programação seguiu com uma apresentação cultural, a cargo do ator Marcelo Benigno. Em seguida, passou-se a uma palestra sobre o tema “Quem é a criança de seis anos?”, ministrada pela professora doutora Sandra Márcia Pereira. Depois do intervalo, já no período vespertino, foram iniciadas as oficinas sobre alfabetização, letramento e psicomotricidade, além das discussões sobre a proposta do plano de curso para 2011. SECOM

Compartilhe