No próximo dia 20 de maio, a Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia/Coopasub completa seis anos de existência. Para marcar a data, será inaugurada a Fábrica de Fécula da Cooperativa, espaço com capacidade para processar 100 toneladas de raiz de mandioca por dia, beneficiando mais de 2 mil pequenos agricultores de 18 municípios da região. Na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito Guilherme Menezes recebeu em seu gabinete o diretor-presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues Gomes, e outros parceiros da instituição para planejar a inauguração da fábrica. Os secretários municipais de Agricultura, Hildebrando Oliveira, e de Governo, Edwaldo Alves, também participaram do encontro.
“A Prefeitura de Vitória da Conquista sempre foi nossa parceira, sempre apoiou a Coopasub. Estamos juntos novamente na inauguração desse empreendimento que vai trazer melhorias para toda a região. Foi uma reunião muito proveitosa”, avaliou Izaltine Rodrigues.
O prefeito, Guilherme Menezes, parabenizou a Coopasub por mais essa conquista. “Nosso município tem essa característica de microempreendedorismo solidário, de cooperativismo, e a Fábrica de Fécula é mais um exemplo que consolida essa cultura. A Coopasub desempenha um importante papel qualificando e organizando o segmento rural”, afirmou o prefeito.
Durante a reunião, também foram discutidas questões relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar na região e apresentada a idéia do Seminário Nacional da Mandiocultura, que será realizado pela Coopasub no mês de setembro.
O coordenador regional do Sebrae, Cláudio Cardoso; o gestor de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar do Banco do Brasil na Bahia, Dácio Filardi; e o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, Armando Soares, também estiveram presentes na reunião.
Saiba mais – Com um investimento de aproximadamente R$5 milhões, provenientes da Fundação Fundação Banco do Brasil (FBB) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fábrica de fécula da Coopasub será a maior do gênero na Bahia.
A unidade industrial, construída em um terreno doado pela Prefeitura de Vitória da Conquista no povoado de Corta Lote, terá uma unidade de fabricação de fécula (parte farinhenta de certas sementes, tubérculos e raízes), um módulo de empacotamento de farinha e outro administrativo. Inicialmente, 35 pessoas serão empregadas na fábrica, tendo em vista que toda a maquinaria opera automaticamente.
A direção da cooperativa analisa ainda a possibilidade de enriquecimento do bagaço da mandioca para aproveitamento enquanto ração para animais, a fim de otimizar o processo produtivo. A produção de mandioca dos cooperados passará a ter valor agregado através do seu beneficiamento, construção de unidade armazenadora e centralização da comercialização, com a utilização de embalagem contendo marca própria. Secom

Compartilhe