A Embraer, terceira maior fabricante de jatos regionais, divulgou na noite de quinta-feira um lucro líquido maior no quarto trimestre de 2010 e previu aumento de quase 5% da receita em 2011, ainda que com número menor de entregas de aeronaves. A empresa teve lucro líquido atribuível aos acionistas de R$ 208 milhões de outubro a dezembro, contra R$ 164,6 milhões um ano antes. 

No demonstrativo do resultado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não havia informações sobre o lucro trimestral em US Gaap, padrão de contabilidade norte-americano. A média das estimativas de seis analistas obtidas pela Reuters apontava para lucro em US Gaap de US$ 137,6 milhões nos três meses finais de 2010.  

A Embraer também forneceu perspectivas para 2011, ano em que estima entregar 220 aviões, sendo 102 comerciais e 118 executivos (100 de pequeno porte e 18 grandes jatos). Em 2010, as entregas totalizaram 246 jatos. A receita projetada para este ano é de US$ 5,60 bilhões, contra US$ 5,35 bilhões no acumulado de 2010. 

A margem operacional em US Gaap deve ser de 7,5% neste ano, com lucro operacional de US$ 420 milhões. A empresa estima, ainda, investimentos de US$ 500 milhões no atual exercício. No último trimestre, a receita líquida da companhia foi de R$ 3,3 bilhões, contra R$ 2,8 bilhões um ano antes. 

Nos três meses até dezembro, a Embraer entregou 92 aviões, apenas 1 a mais que no mesmo intervalo de 2009. O mix mais recente de produtos, contudo, incluiu mais unidades dos modelos Embraer 190 e 195, os mais caros no portfólio de jatos comerciais. 

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) foi de R$ 334,6 milhões nos três últimos meses do ano passado, ante R$ 184,3 milhões em igual intervalo de 2009. A margem Ebitda subiu para 10%, ante 6,5%, na mesma base de comparação. 

As ações da Embraer vêm tendo forte desempenho em 2011, com o otimismo de analistas para os negócios da empresa pelo menos até o fim de 2012. No começo desta semana, o analista Joseph B. Nadol, do JPMorgan, elevou o preço-alvo para os recibos de ações da companhia negociados em Nova York, citando demanda garantida pelos jatos comerciais da Embraer neste e no próximo ano. 

A partir de 2013, porém, Nadol alerta para o aumento da concorrência com a prevista entrada em operação dos aviões CSeries, da canadense Bombardier, e do A320neo, da Airbus, além do jato regional da japonesa Mitsubishi Aircraft. Terra/Reuters

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