A bancada do PV na Câmara vai neutralizar as emissões decorrentes das atividades parlamentares do partido na atual legislatura. O CO² é um dos gases do efeito estufa e contribui para o aquecimento global. A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (24) em um ato simbólico no Bosque dos Constituintes, localizado próprio ao Congresso, onde, na época da Assembleia Nacional Constituinte, foram plantadas espécies nativas do cerrado.

Para neutralizar as emissões da bancada, o PV fará o plantio de milhares de árvores. As árvores são responsáveis pelo o que os especialistas chamam de sequestro de carbono, em que a vegetação “respira” o CO² para se nutrir, contribuindo, dessa forma, para despoluir o ar. Pelos cálculos do inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), feito pela assessoria técnica do PV, a bancada verde e seus 102 funcionários lotados nos gabinetes e na liderança do partido produzirão no decorrer da atual legislatura 1.031,34 toneladas de CO². (Leia a íntegra do invetário)

A compensação das emissões será feita por meio do plantio de 5.158 árvores, considerando ainda o percentual de mais 30%, no caso de replantio, o que equivale a 6.704 mudas. Para os cálculos, considerou-se o consumo de energia elétrica, o transporte aéreo, o transporte terrestre e a produção de resíduos sólidos, como o uso de papel. As mudas e o plantio serão financiados pela fundação Herbert Daniel.

A iniciativa, segundo a liderança do PV, busca “explicitar o compromisso do Partido Verde e de sua bancada na busca incessante da conscientização dos impactos ambientais negativos gerados pela emissão desses gases”. “Somente por meio de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou amenizar esse quadro”, afirma o partido na nota técnica.

Congresso em Foco

Compartilhe