Até esta terça, 22, profissionais de saúde e representantes de órgãos que prestam serviços a vítimas de violência,  participam do I Seminário de Violência Doméstica e Sexual, promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/SESAB, Universidade Federal da Bahia/UFBA e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.
A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, com a presença da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, da representante da 20a Diretoria de Saúde/DIRES, Bruna Bacelar, do representante da SESAB, Francisco Santana, e do diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde/IMS-UFBA, Orlando Sílvio.
Representando o prefeito Guilherme Menezes, Márcia Viviane destacou a importância da notificação obrigatória. Em função disso, o registro de casos deu um salto de 2009 para 2010, com o registro de 517 situações. “Além de notificar nós precisamos nos preparar para prestar atendimento a essas vítimas, de forma articulada com os demais serviços dos órgãos públicos e entidades filantrópicas”.
Para a secretária Nádia Márcia, o evento irá contribuir para a intersetorialidade das ações de combate a violência. “Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Social, notificamos nos diversos serviços 250 casos de violência em 2010 e, só nos primeiros três meses deste ano, o CRAV já registrou quase 200 casos de violência contra a mulher, por isso precisamos sair daqui com uma rede bem articulada para que estes dados sejam únicos”.
Orlando Sílvio falou sobre a participação da UFBA no PET-Vigilância, um dos responsáveis pela elaboração do primeiro boletim epidemiológico de violência doméstica e sexual da Secretaria de Saúde, onde são apresentados dados estáticos dos casos de violência em 2010. “O trabalho do PET foi importante por ter conseguido sensibilizar os órgãos que atendem as vítimas a notificarem a Secretária de Saúde”.
Francisco Santana trouxe a informação de que Vitória da Conquista é um dos cinco municípios da Bahia que são prioritários para o Ministério da Saúde em registro de casos de violência doméstica e sexual. “É importante que o setor da saúde levante essas questões, pois cabe aos órgãos de saúde a obrigatoriedade da notificação, obedecendo à portaria no 104/2011”.
No seminário, os participantes tem a oportunidade de discutir a articulação intersetorial na atenção às vítimas de violência doméstica e sexual de Vitória da Conquista, por meio de palestras, mesas redondas e oficinas. SECOM/PMVC

Compartilhe