CORREIO

O boletim da Central de Polícia deste domingo (20) traz 17 nomes de pessoas que foram assassinadas na Grande Salvador. Se o número já é assustador, a situação piora quando contamos as mortes na região desde a noite da última sexta-feira (18). Neste período, 28 pessoas foram mortas e 14 sofreram tentativas de assassinatos na capital e nas cidades que compõem a Região Metropolitana. Os crimes vitimaram famílias, mulheres e um turista.

Castelo Branco – com informações do repórter Anderson Sotero
Os cinco homens encapuzados chegaram de carro até o loteamento Caminho do Vale e executaram o carregador de caminhão, Tiago Faria dos Santos, 27 anos, dentro de casa. Ao fugirem do local, os criminosos ainda alvejaram a irmã e o cunhado do rapaz. O triplo homicídio aconteceu no bairro de Castelo Branco, por volta das 3h da madrugada de ontem, e os autores dos disparos ainda não foram identificados pela polícia.

De acordo com PMs da 47ª CIPM, após escutar os tiros, a mãe do rapaz ligou para a companhia e pediu socorro. “Ela ligou para a gente e disse que o filho era usuário de drogas e que tinha sido morto por cinco homens encapuzados”, contou um tenente da companhia, que pediu para não ser identificado. A vítima foi alvejada na cabeça e no tórax e morreu antes de ser socorrida.

A irmã do rapaz, a cobradora de transporte alternativo Marcele Faria dos Santos, 22 anos, levou vários tiros. Ela chegou a ser levada para o Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras, mas não resistiu. O marido, Evaldino dos Santos Queiroz, 22, também atingido em várias partes do corpo, morreu no local.

“O casal estava retornando do trabalho e encontrou os criminosos saindo da casa. Eles foram executados porque estavam no lugar errado, na hora errada”, acrescentou o tenente. O loteamento Caminho do Vale é considerado pelos policiais um dos locais de tráfico mais intenso no bairro de Castelo Branco. “Aquela região tem muita boca de fumo. A primeira suspeita é de envolvimento com o tráfico”, disse o agente Valnei Guerreiro, da 10ª Delegacia, em Pau da Lima.

Na manhã de ontem, parentes das vítimas limpavam o local do crime e não quiseram dar entrevistas. “O que a gente tinha que falar dissemos para a polícia. Não vamos falar mais nada”, disse um irmão. Os corpos só foram retirados do local por volta das 8h da manhã de ontem. Porém, ao sair do loteamento, o rabecão teve dois pneus furados. Até o início da tarde de ontem, os corpos ainda não tinham sido levados para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

Francês morto na Federação – com informações do repórter Jorge Gauthier
O turista francês Sylvain Michel Maurice Mathey, 39 anos, chegou em Salvador sexta-feira e ontem, às 17 horas, estava em um bar na Rua Engenheiro Afonso Oliveira, na Federação, tomando cerveja com amigos, quando foi morto com tiros na cabeça disparados por dois homens, ainda não identificados.

De acordo com as investigações preliminares da Delegacia de Homicídios (DH), Sylvain teria morrido por engano, pois os bandidos queriam matar Jorge Luis Nunes Bittencourt, 50 anos, que estava no bar jogando dominó. Jorge foi atingido na cabeça e morreu ao chegar no Hospital Geral do Estado (HGE).

Além dos dois mortos, os bandidos ainda feriram nas nádegas o dono da barraca, Deraldo Batista, 57 anos. A DH informou que Jorge possuía passagens pela polícia. O dono do bar já recebeu alta do Hospital Geral do Estado. A equipe médica decidiu não retirar a bala que está alojada nas proximidades da coluna de Deraldo, pois a cirurgia traria mais riscos. Os médicos irão aguardar que o corpo expulse o projétil para que a cirurgia possa ser realizada. Durante o final da noite o dono da barraca chegou a se sentir mal novamente e voltou para o hospital, mas recebeu alta por volta das 2h.

Amigos do francês, que preferiram não se identificar, relataram que Sylvain veio para o Brasil para conhecer sua namorada, que era irmã do dono do bar. Ele conheceu a moça através da internet. “Nós tínhamos almoçado no bar e pedimos a conta minutos antes dele levar os tiros. A namorada dele estava com a gente e tinha ido em casa, na Federação mesmo, buscar uns DVDs, quando começou a confusão. Não vimos ninguém chegar, só o barulho do tiro, pensei até que era uma bomba”, relatou uma amiga do francês.

Sylvain veio para o Brasil com mais outro francês, que estava com ele no bar. “Estava de costas quando vi a confusão. Foi um pânico geral”, disse o francês que não quis se identificar. Equipes da DH, da 7ª Delegacia, Rio Vermelho, e da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação) estiveram no local do crime, mas ninguém foi preso até o fechamento desta edição.

A DH informou que a hipótese de que o francês não era a vítima do atentado só pode ser confirmada após os laudos de necrópsia realizada ontem e hoje pelo Departamento de Polícia Técnica. Ontem à noite, o Consulado da França no Brasil entrou em contato com a DH e ficou de enviar hoje prepostos da entidade para Salvador.

Vingança em Periperi – com informações do repórter Álvaro Andrade
Um tapa na cara provocou a morte de um homem numa briga de bar, na madrugada de ontem, na rua Irecê, em Periperi. Claudionor Nascimento dos Santos, o Mazinho, que domingo completaria 29 anos, foi morto a facadas por Roque da Silva, o Kiko, de 18 anos.

Após levar o tapa de Mazinho, Kiko foi até sua casa e voltou acompanhado de dois irmãos mais velhos, Balbino da Silva, o Bigo, e Denis da Silva, o Dene. Enquanto Bigo esperava no carro, Dene chegou atirando, mas não acertou Mazinho. Kiko, então, pegou uma faca e desferiu vários golpes contra a vítima. Os irmãos fugiram, mas a polícia conseguiu prender Bigo, que dirigia o veículo.

Mazinho, que trabalhava numa rede de farmácias, tinha três filhos, uma menina de 10 anos, de um primeiro relacionamento, e mais dois garotos, de 3 e 8 anos, com a atual esposa, Ariana de Souza Borges, de 27 anos. “Meu filho não tá nem acreditando. Ele disse: ‘minha mãe, você tá mentindo, ele tá trabalhando, mas vai voltar’, contou a viúva.

Compartilhe