Do G1, em Brasília

Em comunicado conjunto entre Brasil e Estados Unidos divulgado neste sábado (19) pelo Ministério de Relações Exteriores, “o Presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil”.

Segundo o comunicado (leia a íntegra), Dilma e Obama “concordaram que, da mesma forma que outras organizações internacionais precisaram mudar para se tornarem mais aptas a responder aos desafios do Século XXI, o Conselho de Segurança das Nações Unidas também precisa reformar-se, e expressaram seu apoio a uma expansão limitada do Conselho de Segurança que aprimore suas efetividade e eficiência, bem como sua representatividade”.

No comunicado, foram destacados “os benefícios mútuos criados por uma maior cooperação econômica, financeira e comercial” entre Brasil e Estados Unidos. “Ao reconhecerem as altas qualidade e diversificação do comércio entre Brasil e Estados Unidos, destacaram a importância de avançar, aprofundando e ampliando essa relação. Reconheceram o grande potencial dos investimentos recíprocos, particularmente nas áreas de infraestrutura, energia e alta tecnologia”.

Obama e Dilma reiteraram no comunicado conjunto a importância da consolidação do G-20 e de seu papel na coordenação para a cooperação econômica internacional. Os presidentes também encorajaram a adoção de políticas necessárias para evitar grandes desequilíbrios econômicos e financeiros.

Eles decidiram formalizar um Diálogo Econômico e Financeiro Brasil – Estados Unidos. De acordo com o comunicado, “o diálogo buscará coordenar posições em matéria de políticas econômicas globais e encontrar oportunidades para maior cooperação econômica bilateral .Dilma e Obama recomendaram ainda “que as altas autoridades responsáveis pelo G-20 em ambos os países (…) continuem a manter consultas regulares sobre os temas da agenda do foro como forma de aprofundar a coordenação bilateral”.

No comunicado, “os Presidentes reafirmaram seu firme compromisso de levar a Rodada Doha da OMC a uma conclusão exitosa, ambiciosa, abrangente e equilibrada”.

Jogos Olímpicos
Brasil e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento sobre megaeventos esportivos mundiais, destinado a dinamizar a cooperação bilateral, em particular em matéria de infraestrutura e segurança para a realização, no Brasil, da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Dilma e Obama afirmaram, no comunicado, “que há interesses convergentes dos dois países em matéria de energia, inclusive nos setores de petróleo, gás natural, biocombustíveis e outras fontes renováveis. O Presidente Obama afirmou que os Estados Unidos buscam ser um Parceiro Estratégico do Brasil em energia”.

Apesar da ênfase na parceria em torno da produção de combustíveis, a preservação ambiental também foi um dos temas abordados no comunicado. “Com a importância de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável como um meio de gerar crescimento econômico, de criar emprego decente, de erradicar a pobreza e de proteger o meio ambiente”

Pobreza
No comunicado, Obama “aplaudiu” o sucesso do Brasil na formulação de políticas públicas e programas para combater a pobreza, a desigualdade e a marginalização. Já a  presidente Dilma Rousseff “saudou a possibilidade de ampliar atividades de cooperação internacional por meio da reprodução de melhores práticas brasileiras em matéria de desenvolvimento social”.

Eles reafirmaram os compromissos de “ambos os países com o desarmamento, a não-proliferação nuclear e os usos pacíficos da energia nuclear, com vistas a alcançar a paz e a segurança em um mundo livre de armas nucleares”.

Dilma e Obama finalizaram o comunicado manifestando “sua satisfação com o estado das relações entre o Brasil e os Estados Unidos como parceiros globais, plenamente comprometidos com o estabelecimento de uma ordem mundial mais democrática, justa e sustentável. Nesse contexto, a Presidenta brasileira aceitou convite para realizar visita aos Estados Unidos, no decorrer do segundo semestre de 2011”.

 

Compartilhe