Moradores do distrito de José Gonçalves e comunidades vizinhas, localizadas na zona rural de Vitória da Conquista, participaram, na tarde deste domingo, 13, da primeira plenária preparatória para o 9º Congresso do Orçamento Participativo. A reunião, realizada no Centro Educacional Moisés Meira,  ficou repleta de pessoas. O Orçamento Participativo é considerado um dos principais instrumentos de incentivo à participação popular, implementada na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes.
Antes de fazerem as suas reivindicações, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o orçamento municipal e as obras realizadas pela Prefeitura. Para o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, o Orçamento Participativo (OP) é o verdadeiro exercício da democracia: “a democracia não é só votar de quatro em quatro anos. Nós não queremos isso, queremos ação permanente, queremos discussão permanente, porque essa é a melhor maneira de satisfazer as necessidades básicas da população”. O coordenador do OP, Rivaldo Gusmão, destacou os avanços no campo: “nesses 14 anos houve grande avanço na zona rural do nosso município, onde o povo indicou as obras e a administração municipal honrou o compromisso de atender à comunidade”.

Grande parte das pessoas presentes na plenária acompanha o orçamento há vários anos e fala da importância desta iniciativa. Para Eunápio Novaes Silva, morador de José Gonçalves, é fundamental saber onde o dinheiro público é aplicado: “há 14 anos a gente não via isso e graças ao governo de Guilherme Menezes temos acesso a essas importantes explicações, além disso, é a oportunidade que a comunidade tem para falar das suas necessidades”.

José Paulo Soares Ferreira, do povoado de Itaipu, destacou importantes obras na região que foram conquistas do Orçamento Participativo: “o campo de futebol, uma área de lazer que traz grandes benefícios para a nossa comunidade e a escola. Também estamos felizes com os trabalhos de iluminação pública e aração de terras”.

 Ao final da plenária foram escolhidos 17 delegados para representar a região no Congresso do Orçamento Participativo que será realizado no dia 28 de maio.

SECOM/PMVC

Compartilhe