A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está realizando a reforma e a ampliação da Unidade de Acolhimento Noturno do Programa Conquista Criança. As intervenções, executadas pela Empresa Municipal de Urbanização/Emurc, têm como principal objetivo oferecer uma melhor acolhida aos educandos, e cumprir todas as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza/MDS para serviços de acolhimento de crianças e adolescentes.
O investimento de R$ 133 mil, em recursos próprios, vai possibilitar a implantação de espaços importantes na Unidade como berçário, recepção, sala para atendimento psicológico e mais um quarto para o sexo feminino para ser utilizado por faixa etária, atendendo as normas de acolhimento. A ampliação do módulo pedagógico, da cozinha e da lavanderia, a troca do piso e a acessibilidade para portadores de necessidades especiais também estão garantidas. As obras foram iniciadas no dia 21 de fevereiro e serão concluídas em até 120 dias. Após as melhorias na infraestrutura, a Unidade terá capacidade para atender 40 crianças.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Acolhimento, Vilma Teixeira, as melhorias estão acontecendo graças à sensibilidade do prefeito Guilherme Menezes: “Dr. Guilherme entende que quanto mais a gente melhora o atendimento, maiores são as possibilidades de reinserir essa criança na família, para que ela viva dignamente como prevê o estatuto e a constituição. Esse é um momento muito especial. A reforma vai atender todas as nossas necessidades, qualificar o trabalho dos educadores, e de toda a equipe com uma única intenção: fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes”, resume.

Saiba mais – A Unidade de Acolhimento Noturno, criada na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Os educandos permanecem no local até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta. 

A casa funciona 24 horas por dia, com educadores que trabalham em regime de plantão. Os jovens de 0 a 18 anos convivem em uma rotina semelhante a de uma casa, frequentam a escola, recebem alimentação,  participam de atividades lúdicas e contam com acompanhamento psicológico, social e pedagógico. Por dia, são atendidos, em média, 16 a 20 crianças, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pelo Juizado da Infância e também pela comunidade. Algumas delas procuram o local por conta própria. Nos dois últimos casos, a Unidade faz o encaminhamento necessário comunicando ao conselho, ao juiz e ao promotor que a criança se encontra na casa.

Todos os esforços são empreendidos para viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar. “Nosso objetivo é que os meninos permaneçam o mínimo de tempo na Unidade, para que não percam o vínculo com a família. Mesmo que eles recebam todo o cuidado, não deixa de ser uma instituição, com uma dinâmica diferente da familiar”, explica a psicóloga da Unidade, Ana Rosa Dourado.

Até que as obras sejam concluídas, a Unidade está funcionando provisoriamente na Rua dos Fonseca, 41, no Centro. SECOM/PMVC

Compartilhe