Forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi retomaram na manhã desta quarta-feira o controle da cidade de Brega — importante centro petrolífero no leste do país– após uma forte ofensiva, informaram fontes rebeldes locais.

“Durante a noite, as forças de Gaddafi atacaram o aeroporto de Brega, onde enfrentaram os rebeldes”, declarou à agência France Presse o médico Ayman al Moghrabi, que participa do apoio aos combatentes na região.

Entrevistado por telefone, um funcionário de uma refinaria de Brega afirmou que não podia sair de casa.

As forças militares entraram em Brega com vários tanques e artilharia pesada e ocuparam um bairro residencial, segundo testemunhas, que também relataram combates intensos no porto da cidade.

Há informações também de um intenso ataque aéreo à cidade de Ajdabiya, próxima a Brega e também controlada pelos insurgentes.

Aparentemente o alvo dos ataques era um depósito de munições nas proximidades da cidade, que já havia sido bombardeado há dois dias.

Moradores da região, no entanto, afirmaram que o alvo era uma base militar que caiu em poder dos rebeldes, a três quilômetros de Ajdabiya.

A cidade fica 160 km ao sudoeste de Benghazi, epicentro das revoltas no leste do país.

Esta é a primeira demonstração de um forte contra-ataque das forças ligadas ao regime sobre cidades do leste, até então dominadas por forças anti-Gaddafi.

Na terça-feira (1) Gaddafi iniciou uma ofensiva na parte oeste do país, em um esforço para reverter o avanço dos rebeldes da oposição.

Segundo informações da emissora Al Jazeera, as forças leais ao ditador conseguiram retomar o controle das cidades de Gharyan and Sabratha.

As forças de Gaddafi reforçaram ainda sua presença na remota localidade de Dehiba, na Tunísia, e decoraram o posto de passagem com as bandeiras verdes do regime.

Repórteres que estão no lado tunisiano viram veículos do Exército da Líbia e soldados armados com fuzis Kalashnikov. No dia anterior, não havia presença militar líbia nesse posto fronteiriço.

Forças leais ao ditador líbio lançaram ainda uma batalha de seis horas na madrugada de terça-feira para tentar reconquistar a estratégica Zawiya, apenas 50 km ao oeste da capital Trípoli.

As forças do ditador, que resiste à forte pressão interna e internacional, também tentaram reconquistar Misrata, a terceira maior cidade líbia, localizada 200 km a leste de Trípoli. As forças rebeldes conseguiram derrotá-las, mas um dos porta-vozes dos chamados “jovens da revolução de 17 de fevereiro” garantiu ao canal Al Jazeera que ao menos três pessoas morreram.

  Arte/Folha  

NERVOSISMO

Gaddafi, que está no poder há mais de 41 anos, já perdeu o controle da metade leste do país desde que os protestos pedindo sua queda começaram há duas semanas.

Trípoli, com 1,5 milhão de habitantes, tem sido o último bastião do poder de Gaddafi. Vários líderes tribais, autoridades do regime e chefes militares já passaram para o lado dos rebeldes, levando consigo enormes extensões do país, que tem 6 milhões de habitantes. A maior parte dos recursos petrolíferos líbios já está nas mãos da oposição. Folha On Line

Compartilhe