primeira reserva conhecida de tálio no Brasil foi descoberta recentemente na Bahia. Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.

A reserva total de tálio metálico é superior a 60 milhões de gramas na primeira área onde a pesquisa foi concluída. Atualmente, o tálio é cotado a US$ 6 o grama.

A jazida é a única ocorrência mundial conhecida de associação de manganês, cobalto e tálio. O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão.

Segundo a Itaoeste, o tálio pode ser empregado na produção de materiais de alta tecnologia, como contraste em exames cardiológicos por imagens e materiais temoelétricos (motores de automóveis, caldeiras industriais, chips de computador).

Também pode ser usado na produção de elemento supercondutor (HTS – High Temperature Superconductor), que são os mais eficientes para transmissão de energia, com um mínimo de perdas. Um um cabo HTS pode substituir o equivalente a uma linha de transmissão de uma hidroelétrica, por exemplo.
AgênciaBrasil