Por Laís Vinhas

Vitória da Conquista vai ser palco de uma produção cinematográfica diferenciada: um longa-metragem gravado em formato digital, com a direção do cineasta conquistense Daniel Silva, que já trabalhou em produções na Austrália, Índia e Canadá. O filme tem no elenco e na produção profissionais em trabalho voluntário, e mais: possui um diretor executivo internacional, que já garantiu que o filme será exibido em quinze países, além do Brasil.

Poster do filme “O Valor de um Sonho”. Foto: Zé Silva

A obra intitulada “O Valor de um Sonho”, conta a história de Joca, jovem de família de agricultores que vivem em Piatã, no interior da Bahia, que resolve lutar para atingir seus sonhos. Em sua trajetória, abandona a família e a pequena cidade para ir para Vitória da Conquista. O filme vai atrair a reflexão sobre até onde os valores podem ser colocados em jogo para se alcançar um sonho.

Equipe se preparando para as últimas filmagens do longa. Foto: Zé Silva

Hoje pela manhã, o Site da Cidade foi conversar com a equipe de produção e direção do filme, que estava finalizando as filmagens na Alameda Ramiro Santos, no Centro da cidade. O diretor Daniel Silva conta que há 12 anos não vem à Conquista, e dessa vez resolveu voltar cheio de ideias na cabeça e o filme “O Valor de um Sonho” é apenas uma delas.

Produtor Executivo, Wal Cordeiro. Foto: Zé Silva

O produtor executivo Wal Cordeiro fala que as filmagens começaram em outubro do ano passado, com locação em Piatã e logo depois vieram para Conquista. São 20 atores conquistenses trabalhando voluntariamente, além da produção que também é voluntária. Na equipe de produção também estão Júlio César (produtor de imagens) e Armando Bener (diretor executivo internacional) e o filme conta com algumas parcerias para financiamento. Wal completa dizendo que na próxima semana a equipe vai partir para a pós-produção e o lançamento está previsto para novembro, provavelmente no aniversário da cidade de Conquista. Além disso, o produtor diz que é provável que o filme também seja exibido na Mostra Cinema Conquista deste ano.

Diretor e Produtor, Daniel Silva. Foto: Zé Silva

O diretor Daniel diz que “o filme não tem um final nele mesmo, é apenas um passo do que queremos fazer aqui”. Ele diz que tem a ideia de fundar em Conquista uma Escola Livre de Cinema, com a proposta de abrir a cidade para o campo: “nosso interesse é trazer mais produções, quem sabe dar espaço para uma indústria cinematográfica que produza não somente um, mas quem sabe, mais de um filme por ano”.

A Escola Livre de Cinema, segundo Daniel, pode instigar as pessoas a terem vontade de fazer cinema e de se envolverem mais com a arte. Além disso, seria um espaço para gerar profissionais na área e treinar os que já trabalham com cinema. “Eu sabia que não iríamos encontrar todos os profissionais aqui na cidade, como por exemplo, para a parte de áudio. Aqui tem bons estúdios, mas que nunca trabalharam com cinema”, fala o diretor. A equipe também conta que já tem outros projetos e textos para serem adaptados para roteiro de cinema, inclusive com histórias da região. A expectativa do grupo é enorme. Site vitoriadaconquista.com.br

Compartilhe