A Polícia Federal de Goiás realiza, nesta terça-feira (15), a Operação Sexto Mandamento, que pretende cumprir 19 mandados de prisão, além mandados de busca e apreensão no estado. Segundo a PF, policiais militares de diversas patentes estão entre os suspeitos de integrar um grupo de extermínio.

Entre as vítimas, ainda de acordo com a PF, estariam crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com a prática de crimes. O suposto grupo de extermínio é investigado há cerca de um ano.

Segundo as investigações, a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes haviam sido praticados em confrontos com as vítimas. Alguns dos crimes foram praticados durante o horário de serviço e com uso de carros da Polícia Militar, de maneira clandestina e sem qualquer motivação, de acordo com a Polícia Federal.

Participam da Operação Sexto Mandamento 131 Policiais Federais e 12 Oficiais da Polícia Militar de Goiás. Dos mandados de prisão, 13 devem ser cumpridos em Goiânia e seis, no interior do estado.

A operação contou com a participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério Público de Goiás, do Poder Judiciário de Goiás, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, além dos Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de Goiás.

Os presos devem responder pelos crimes de homicídio qualificado em atividades típicas de grupo de extermínio, formação de quadrilha, tortura qualificada, tráfico de influência, falso testemunho, ocultação de cadáver, entre outros crimes. As informações são do G1 

Compartilhe