O “apagão” que atingiu o Nordeste na madrugada desta quinta-feira, 3, destruiu uma sorveteria localizada no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.

Quando a energia foi reestabelecida, por volta de 2h30 desta sexta-feira, 4, uma TV sofreu um curto-cirtuito, originando as chamas.

Além do aparelho, as chamas atingiram freezers, espremedores de frutas, liquidificadores industriais, chapas para lanches, o balcão, móveis e uma máquina de sorvete expresso avaliada em R$16 mil. O teto e as paredes do prédio também ficaram danificados.

O proprietário do estabelecimento, Washington Luís Lourenço, contou que foi alertado por vizinhos, o que evitou maiores danos. O prejuízo acumulado até então gira em torno de R$ 40 mil.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) ainda não se pronunciou sobre a reclamação protocolada pelos donos da sorveteria na Unidade Regional do órgão, em Conquista.

Durante a manhã desta sexta, dezenas de consumidores procuraram a sede da Coelba para reclamar prejuízos e solicitar vistoria técnica em seus estabelecimentos. Em nota, o órgão se restringiu apenas a informar que “a interrupção do fornecimento de energia foi causada por um problema no sistema interligado, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”.

Também em nota, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o “apagão” — que, além da Bahia, atingiu os estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Piauí — foi provocado por uma pane em uma linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada em Jatobá, semiárido pernambucano.
ATarde

Compartilhe