Casemiro é abraçado na comemoração do primeiro gol, observado por Neymar

Jogando de azul, o Brasil não fez uma grande exibição, mas venceu a Colômbia em Arequipa, no Peru, por 2 a 0, em jogo válido pelo Sul-Americano sub-20, na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília). Os gols brasileiros foram anotados por Casemiro, logo no segundo minuto de jogo, e por Diego Maurício, perto do fim da partida. O autor do primeiro gol brasileiro, porém, foi substituído ainda no primeiro tempo por causa de um mal-estar.
A principal estrela da seleção brasileira, Neymar, não teve grande atuação e não conseguiu se livrar da forte marcação dos colombianos e teve apenas uma oportunidade para marcar. Mas a trave impediu o oitavo gol do craque na competição. Outras estrelas como Lucas e Oscar também não estavam em uma noite inspirada.
Com a vitória, além de continuar invicto, o Brasil mantém a ponta da competição com seis pontos conquistados em dois jogos disputados. Agora, a equipe canarinho lidera de maneira isolada, já que Equador e Uruguai empataram em 1 a 1 e se encontram com quatro pontos.

Na próxima rodada, domingo às 23h10, o Brasil tenta segurar a ponta da tabela contra a eterna rival Argentina, que venceu seu jogo de hoje por 3 a 2, contra o Chile, e está com apenas três pontos, fora da zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres.

O jogo

Logo aos dois minutos, o Brasil mostrou a que veio com o primeiro gol da partida. No escanteio, Oscar só rolou para o lateral Alex Sandro, que cruzou no segundo poste para o cabeceio de Casemiro para o fundo do gol. Com a vantagem no placar, o Brasil apenas controlou o jogo, não permitindo os avanços dos adversários. A primeira chance de gol da Colômbia só chegou aos 20 minutos. Escobar recebeu passe na pela direita e chutou firme no canto, mas o goleiro Gabriel realizou ótima intervenção.

As duas equipes encontraram nas bolas paradas as melhores chances para marcar. O Brasil voltou a utilizar o recurso aos 25 minutos com Bruno Uvini, que cabeceou muito perto do travessão após escanteio batido por Oscar. A Colômbia respondeu no minuto seguinte com Ortega, que em duas oportunidades desperdiçou as chances após o rebote do goleiro Gabriel em cobrança de falta.

Segundos depois de receber cartão amarelo por chutar a bola para longe, insatisfeito com a falta marcada em Viáfara, Casemiro foi substituído por Diego Maurício. Com isso, o Brasil ficou com uma formação mais ofensiva, com três atacantes e dois meias de ligação.

No final do primeiro tempo, o  Brasil teve mais duas chances para ampliar o placar, ambas com Diego Maurício. Na primeira, aos 42 minutos, o atacante flamenguista chutou forte perto da grande área para grande defesa do goleiro. Na segunda tentativa, o atleta recebeu cruzamento de Alex Sandro, mas testou fraco no meio do gol.

No início do segundo tempo, o técnico Ney Franco decidiu voltar ao sistema 4-4-2, tirando Willian José do comando de ataque, sendo substituído pelo volante Zé Eduardo. Com isso, a equipe ganhou mais pegada no meio de campo.

O Brasil voltou com muita movimentação no segundo tempo, mas até a metade do tempo complementar não teve oportunidades para aumentar o placar, se preocupando apenas em manter o placar.

Aos 26 minutos, o atacante Neymar teve seu único momento de brilho no jogo. O atacante recebeu na grande área, driblou o zagueiro, mas bateu na trave esquerda. No rebote, Oscar também desperdiçou a oportunidade para aumentar o placar.

Após o lance de perigo, a equipe brasileira passou por dificuldades na partida, sendo pressionado em seu campo de defesa. Os colombianos, porém, não souberam transformar o domínio em chances de gol. O Brasil, por sua vez, não aproveitava os espaços deixados pelo adversário.

Nos minutos finais, o Brasil encontrou uma brecha na zaga colombiana e não desperdiçou. Diego Maurício fez jus ao apelido “Droguibinha” e, após receber passe de Lucas, bateu cruzado dentro da grande área para definir mais uma vitória brasileira na competição: 2 a 0 e Londres 2012 ficou um pouco mais perto. E-band

Compartilhe