No dia 20 de janeiro, uma reunião entre o Corpo de Bombeiros, a diretoria do Hospital Municipal Esaú Matos e Secretaria de Saúde selou a parceira entre o Banco de Leite Humano e os Bombeiros para incentivo à doação de leite materno, incentivo à amamentação e campanha de doação de frascos de vidro para armazenamento e pasteurização do leite doado.

Durante a reunião, que contou com a participação da secretária de Saúde, Márcia Viviane Araújo, da secretária-adjunta de Saúde, Karine Brito, do diretor-geral do Hospital, Túlio Cezar Alves, do diretor-clínico do Hospital Ari Pires, do coordenador Administrativo, Fredson Caires, do tenente da Companhia 78 da Polícia Militar Mário Pereira Júnior, dos bombeiros Edio Sá e Adriana Gomes de Oliveira e do representante do Movimento Unificado das Associações de Moradores de Vitória da Conquista, Adenilton Souza Santos, definiram algumas ações desta parceria.
A oficial do Corpo de Bombeiro Adriana e seu colega Édio, ambos formados em enfermagem, já estão à disposição do projeto e estão sendo capacitados no Banco de Leite; além dos dois profissionais, a corporação vai disponibilizar os traileres para a coleta e ações educativas nos bairros da cidade e um carro para coleta nas casas das doadoras cadastradas. Adriana lembrou a existência desta parceria em Brasília. “Já fizemos contato com a equipe de Bombeiros desta cidade para possível troca de experiências” informou.
Márcia Viviane lembrou a importância desta parceria para comunidade, principalmente para o Hospital Esaú Matos. “Acredito que todos irão ganhar, a comunidade porque terá mais um incentivo ao aleitamento e o Esaú porque terá maior disponibilidade de leite para atender os internos da UTI Neonatal”.
O simbolismo que esta parceria representa foi lembrado por Túlio. “Para nós é muito simbólico esta parceria, pois as duas instituições são intimamente ligadas à vida”.
No dia 24 de fevereiro o projeto será lançado oficialmente para comunidade, com uma campanha de doação de frascos de vidro em parceria com a Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Movimento Unificado das Associações de Moradores. SECOM/PMVC

Compartilhe