Nota à Imprensa

Desde 1994, o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC é referência em atendimento de urgência e emergência para toda a região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. Ao longo desse período, o HGVC vem buscando ampliar e aperfeiçoar os serviços prestados, com a aquisição de equipamentos, qualificação de servidores e melhorias administrativas. Hoje, já são disponibilizados procedimentos de extrema importância como internação domiciliar e o tratamento da Mucopolissacaridose/ MPS, cirurgias neurológicas de alta complexidade, entre outras que só era oferecido em grandes centros urbanos.

O pronto socorro da unidade é uma rotina que nunca altera o ano todo. O número de acidentes automobilísticos e domésticos, além de doenças crônicas que dão entrada no hospital é uma prática cotidiana no hospital.“O ritmo acelerado do pronto socorro é o ano todo, temos sempre que atender de forma rápida e com qualidade todas as pessoas que necessitam de nossos cuidados”, afirma o clínico geral e coordenador do pronto socorro, Evandro de Oliveira Moreira.

Por se tratar de uma unidade de urgência e emergência e devido a grande demanda, o HGVC segue um protocolo de atendimento, priorizando os casos mais graves. Casos agudos de menor complexidade devem ser atendidos, preferencialmente, nas unidades de atenção básica.

No pronto socorro os pacientes são atendidos por clínicos que avaliam o quadro do paciente e os encaminham para cada especialista, de acordo a avaliação. Para que o atendimento seja rápido e de qualidade contamos com uma equipe de seis técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois clínicos e mais 13 médicos especialistas (pediatria, angiologia, urologia, obstetra, ortopedia, buco maxilo, entre outros). Em média são atendidas, por dia, 200 pessoas na unidade, logo os corredores do hospital estão sempre cheios, e assim garantindo atendimento da população conquistense e da demais regiões. “A nossa meta é salvar vidas, e não deixar de atender ninguém. Trabalhamos de porta aberta”, afirma o diretor geral, Gerardo Azevedo.

Dentro dessa perspectiva de melhoria constante do atendimento de saúde prestado à comunidade, o HGVC acompanha e avalia o rendimento do trabalho de todos os servidores – médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, radiologistas, administração ,assistência social, entre outros- que vem desempenhando com excelência e responsabilidade as suas devidas funções.

Todas essas ações, demonstram, mais uma vez, o compromisso do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC com a saúde pública, com os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde/SUS e, principalmente, com a comunidade que recebe atendimento qualificado de profissionais capacitados. Em 2010, por exemplo, foram realizadas mais de 4.000,00 cirurgias, em apenas um ano. Todos sabem da dificuldades que unidades de saúde têm. Contudo, é preciso ter compromisso e perspicácia para não difamarem o grande trabalho desenvolvido por todos o0s servidores do HGVC.

Compartilhe