Se há comparação entre Twitter e Facebook, ela se resume ao fato de ambos serem parte do que se convencionou chamar de redes sociais. Só isso. Além de terem funções diferentes, a briga por faturamento publicitário e audiência mostra o quão abaixo do Facebook está o Twitter.

Enquanto a rede de Mark Zuckerberg fechou 2010 com receita de US$ 1,86 bilhão e cerca de 600 milhões de usuários, a de Biz Stone faturou US$ 45 milhões e acumula 200 milhões de internautas. 

No caso do Facebook, estimativa publicada também pela eMarketer, mostra que 60% (US$ 1,12 bi) vêm dos anunciantes de menor estrutura. As marcas de pequeno porte passaram a utilizar o sistema de “auto-atendimento” do site, modelo que rendeu altos lucros ao Google. Por esse esquema, não dependem necessariamente de uma agência para gerenciar o processo de inserção e manutenção de campanhas na rede. Elas mesmas o fazem.

Tanto Facebook quanto Twitter olham para 2011 com bons olhos. Segundo um estudo publicado na segunda-feira (24) pela empresa “eMarketer”, o Twitter deve fechar 2011 com R$ 150 milhões em caixa, número que deve se estender para US$ 250 milhões em 2012.  “Um dos motivos para esta forte previsão é o futuro lançamento de uma plataforma publicitária autogerida”, ao estilo das que já existem no Google e Facebook, explica “eMarketer”.

Já o Facebook deve atingir a respeitável receita de US$ 4,05 bilhões em 2011, com estimativas ainda melhores para o ano seguinte: atingir o patamar de US$ 5,7 bilhões. Com informações do G1

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