O Prefeito Guilherme Menezes se reuniu nesta manhã, 18, com representantes da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia/Coopasub para discutir projetos realizados pela cooperativa em parceria com a Prefeitura.
O secretário de Agricultura, Hildebrando Oliveira, e o coordenador de Agricultura Familiar, Noeci Salgado, também participaram da reunião.
Unidades de Produção de Fécula da Mandioca – Um grande projeto da cooperativa, que contou com a parceria do governo municipal, é o da construção das Unidades de Produção de Fécula da Mandioca e de Empacotamento da Fecularia. A unidade industrial, construída em um terreno doado pela Prefeitura de Vitória da Conquista no povoado de Corta Lote, será inaugurada em breve.
O espaço terá uma unidade de fabricação de fécula com capacidade para processar 100 toneladas de raiz de mandioca por dia, além de um módulo de empacotamento de farinha e um módulo administrativo. Os recursos para a construção das unidades de produção e empacotamento são provenientes da Fundação Banco do Brasil  e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social /BNDES.

De acordo com o diretor-presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues Gomes, é grande a expectativa dos produtores para a inauguração da unidade industrial. “Hoje há uma oscilação muito grande do preço de raiz da mandioca. Com a fábrica, moendo aqui próximo e produzindo a fécula teremos uma oscilação bem menor do preço, beneficiando todos os cooperados”. Quanto a reunião realizada com a Prefeitura, ele afirmou:  “A reunião foi produtiva. É a continuidade de uma parceria que tem dado certo”.
SECOM/PMVC