Agência Brasil

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade (RG) pelo novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC) começa nesta segunda-feira, 17. Os moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca.

A escolha foi aleatória. Segundo o Ministério da Justiça, as cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação será ainda no primeiro semestre.

Os cartões dos selecionados já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados ao Ministério da Justiça. O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que inclui informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita gradualmente, ao longo de dez anos.

Salvador – De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento de Polícia Técnica, responsável pelo Instituto Pedro Melo, que emite documentos de identidade em Salvador, o RIC ainda não estaria sendo emitido pelos estados e ainda não há uma previsão de quando a emissão deve começar na Bahia.

Por enquanto, o documento é expedido pela Casa da Moeda e os brasileiros contemplados com os primeiros cartões do RIC receberão, por meio de carta, informações sobre data, horário e local onde o documento deverá ser retirado.