FEMICRO-ES

Orientados pela prefeitura de Vitória da Conquista (BA), trabalhadores procuram Sebrae no município para se formalizarem

Cerca de 100 carroceiros buscaram este mês o Ponto de Atendimento do Sebrae em Vitória da Conquista, na Bahia, com o desejo de se tornarem empreendedores individuais. Durante seis anos, eles fizeram parte de uma cooperativa de catadores de lixo que prestava serviço para a prefeitura, realizando coleta de resíduos sólidos nos bairros periféricos e na zona rural do município. Em janeiro de 2010, a cooperativa foi desfeita.

“Quando a cooperativa fechou, a prefeitura nos contratou, mas o contrato já está vencendo”, revela o carroceiro Jorge Ramos. Para que pudessem continuar realizando esse trabalho na cidade, os carroceiros foram orientados pela prefeitura a procurar o Sebrae e se cadastrarem no programa de formalização dos empreendedores individuais.

“No atendimento, explicamos a cada um o que é ser um Empreendedor Individual, quais são os seus direitos, seus benefícios e seus deveres”, conta a gestora do Ponto de Atendimento, Juliana Mangabeira.

Jorge Ramos afirma ficar mais tranquilo por saber que, se tornando um Empreendedor Individual, continuará contribuindo com o INSS, permanecendo com seus direitos assegurados. Segundo a gestora do Ponto de Atendimento, com base nos dados do site da Receita Federal, aproximadamente 1.200 pessoas já foram cadastradas como empreendedores individuais em Vitória da Conquista. “A formalização continua e acredito que a demanda será cada vez maior”, afirma Juliana.