Para muitos turistas, nenhum lugar do mundo se compara a Nova York na época do Natal. Assim como o melhor Ano Novo é pulando sete ondas numa praia brasileira, o melhor Natal parece mesmo ser tomando chocolate quente ouvindo os sininhos dos voluntários do Salvation Army, olhando as vitrines elaboradas da Quinta Avenida. Se der sorte, cai até uma neve fininha para dar o clima de Papai Noel.

Todo ano há uma competição para a melhor vitrine entre as lojas de departamento de Nova York. Elas são incríveis. Desenhar para a Bergdorf Goodman, Barneys, Bloomingdale’s, Macy’s, Saks, Lord & Taylor, por exemplo, é o auge da carreira de um vitrinista americano. O único problema é que elas são eficientes demais: atraem tanto as pessoas que fica difícil parar para admirá-las sem trombar com um grupo de turistas ou alguém a busca de uma barganha. (A semana mais barata para compras em Nova York é a que sucede o Natal.)

Mas se arme com um bom chocolate quente e não deixe de ver pelo menos um par de vitrines. São símbolos do Natal nova-iorquino. Veja a descrição, o mapa e fotos das melhores abaixo. E, se você passar perto do Rockefeller Center, pare para ver a árvore de Natal iluminada com 30 mil lâmpadas LED – que consomem menos energia, portanto são melhores para o meio ambiente –, oito quilômetros de fios elétricos e uma estrela de cristal Swarovski. A árvore ficará iluminada durante o dia todo no Natal e das 17h30 às 23h30 diariamente até dia 2 de janeiro.

A Barneys normalmente aposta no humor: em 2006 o tema era Happy Andy Warhol-idays, em 2008 era Happy Hippie Holiday e esse ano é Have a Foodie Holiday. O diretor de criação Simon Doonan tirou proveito do fenômeno pop e criou caricaturas de papier maché dos chefs de cozinha mais famosos nos Estados Unidos – entre eles, Mario Batali, Bobby Flay, Paula Deen, Martha Stewart, Jamie Oliver, Rachel Ray e Ina Garten.

Vitrine da Bergdorf Goodman: a mais luxuosa

A Bergdorf Goodman é sempre a mais luxuosa, com uma riquesa de detalhe de encher os olhos. Esse ano o tema é Wish You Were Here inspirado em viagens fantásticas para lugares exóticos. David Hoey, o diretor de apresentação visual da Bergdorf, se inspirou na mitologia romana, nos musicais de Hollywood dos anos 40, na Penn Station original e no primeiro filme de ficção cientifica, Le Voyage Dans La Lune.

Eles também editaram um vídeo sobre a montagem das vitrines que pode ser visto aqui. E fizeram uma competição de vitrines organizada pela Polyvore.com cujo vencedor – entre mais de 2.800 candidatos – ganhou acesso ao interior das vitrines e US$ 2.500 para serem usados na loja. Para quem quer saber mais sobre as vitrines da Bergdorf, esse ano, saiu um livro chamado Windows at Bergdorf Goodman em edição limitada pela Assouline.

Depois desses dois espetáculos visuais, a vitrine da Bloomingdales esse ano ficou para trás. Com cem telas de última tecnologia mostrando uma animação computadorizada de pinheiros nevados em azul e branco, a sensação é que se está numa loja de eletrônicos. Talvez agrade quem aprecia a precisão de imagens high-tec, mas certamente vai decepcionar quem procura o espírito do Natal.

A Saks Fifth Avenue é outra que apostou em tecnologia, mas conseguiu manter o espírito da temporada. Os projetores digitais emitem imagens translúcidas de flocos de neve e bolhinhas de sabão na fachada da loja a cada dez minutos, das 17h às 22h30. As projeções duram dois minutos e meio e contam com trilha sonora. As vitrines mostram uma boneca em diversas situações interagindo com os manequins.

A fachada da Macy e, no detalhe, uma das janelas: inspiradas em história real

A Macy’s conta a história real de Virginia O’Hanlon, que escreveu para um jornal em 1897 pedindo uma prova de que Papai Noel existe. A resposta do jornal foi publicar: “Sim, Virginia, Papai Noel existe”. Paul Olszewski, diretor das vitrines da loja, disse que “a sensação é de um conto antigo, mas há muita tecnologia também”. Cada vitrine mostra uma peça teatral com mudança de cenário, luz, narração e vídeo.

A Lord & Taylor mostra 12 tableaus ilustrando o Natal em Nova York de acordo com a memória favorita de seus clientes (veja na primeira foto da reportagem). O tema desse ano é Divida a Alegria e inclui doces natalinos, papel de presente, ruas nevadas, boneco de neve, decoração e árvores de Natal e, claro, o Papai Noel. Do IG

Compartilhe