O Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Grupo de Monitoramento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário – GMFBAHIA, lança nesta segunda feira (13), às 9 horas, no auditório da SUDIC, o Projeto Começar de Novo que busca reinserir ex-presidiários no mercado de trabalho, bem como criar possibilidades de sua efetiva inserção na sociedade civil de forma ampla e participativa.

O GMFBAHIA foi criado pelo Tribunal de Justiça do Estado e seu objetivo é coordenar as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, viabilizando a concretização de ações de cidadania e promoção de redução da reincidência.

O Projeto “Capacitar”, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, também aderiu ao Começar de Novo e em breve proporcionará aos presos provisórios do Presídio Nilton Gonçalves cursos de capacitação e de qualificação profissional.

Estarão presentes no dia do lançamento do Projeto Começar de Novo o juiz Corregedor do TJBA e integrante do GMFBahia,  Claudio Daltro Augusto de Freitas, além de representantes do Conselho Nacional de Justiça e de órgãos públicos e da sociedade civil.

O auditório da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia – SUDIC está localizado no Distrito Industrial dos Imborés. O transporte coletivo que chega ao Distrito tem o itinerário “Lagoa das Flores” via Flora/Distrito Industrial e sai da Praça Ernestina Gusmão, bem próxima ao Terminal Central da Lauro de Freitas.

SECOM/PMVC