Glauco Wanderley, da Sucursal de Feira de Santana

Acusado de abusar da filha ainda criança e com prisão preventiva decretada no Paraná, o industriário Zaqueu de Almeida, 41 anos, fugiu da cidade de Irati, no estado paranaense, para Feira de Santana, em 2008. Na manhã desta terça-feira, 7, acabou preso, após denúncia da própria filha, agora com 13 anos, pelas repetidas práticas de abuso.
Zaqueu foi interrogado na Delegacia de Atendimento à Mulher pela delegada Ana Virgínia dos Santos. Ele não se deixou fotografar nem deu entrevistas, mas, no depoimento, negou os crimes. Entretanto, a delegada afirma que detectou várias contradições em seu depoimento.
Uma evidência contra Zaqueu é que seu celular contém mais de 100 fotos de adolescentes vestidas, mas em poses sensuais. A maioria das fotos é da própria filha, mas aparecem outras garotas que ainda não foram identificadas.

A filha de Zaqueu contou que começou a ser molestada pelo pai com a idade de nove anos. Além dela, outras crianças da pequena cidade paranaense (56 mil habitantes pelo Censo 2010) foram vítimas. A descoberta do crime provocou a fuga de Zaqueu, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Depois de instalado em Feira de Santana, onde trabalhava em uma pequena fábrica de confecções, mandou buscar a família. A filha veio com a mãe em março deste ano. A mãe alegou na Delegacia da Mulher que não sabia que a história voltara a acontecer e que veio do Paraná porque acreditou na promessa do marido, de que não iria mais fazer nada contra a própria filha.

A prisão de Zaqueu será comunicada pela polícia baiana à Justiça paranaense e ele poderá ser transferido. No entanto, com a nova denúncia, um processo também será aberto na Justiça em Feira de Santana.

A menina foi encaminhada para exames e passará a ser acompanhada pelo Conselho Tutelar, que deverá providenciar assistência psicológica. A Tarde

Compartilhe