Mais amadurecido que a primeira versão, realizada em dezembro de 2009, o II Festival de Cinema Estudantil de Bate Pé, ocorrido no último sábado, 27, no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, zona rural de Vitória da Conquista, mostrou definitivamente que o que muitos chamam de “magia do cinema” não escolhe local nem data para acontecer.

A comunidade de Bate Pé, que durante meses serviu de locação para os roteiristas, diretores, atores e cinegrafistas amadores, viu agora o desfecho de toda essa movimentação. Cerca de 130 crianças, adolescentes, pais, professores e funcionários reuniram-se em duas salas de aula para acompanhar a exibição dos curtas-metragens e documentários produzidos pelos alunos do Segmento II. Por conta da lotação das salas de exibição, muitos assistiram aos filmes do lado de fora, apoiando-se em cadeiras e nas grades das portas.

As exibições foram feitas pela manhã e foram atentamente acompanhadas pelo corpo de jurados, que incluía os pedagogos Marcelo Ribeiro e Cristina Leilane, responsáveis pelo setor de Novas Tecnologias e Leitura do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação; a professora Lídia Lemos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Paulo Setúbal, sede do Círculo Escolar Integrado de Inhobim; e Raquel Costa, integrante da coordenação do programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, parceiro na realização da segunda edição do Festival.

SOB AS ÁRVORES – Após breve pausa para o almoço, o júri reuniu-se em local separado para definir a quem seriam entregues os prêmios. No caso dos documentários, houve seis premiações. No dos curtas de ficção, eram oito – incluindo o prêmio Valter Rodrigues, entregue ao melhor filme.

A plateia assistiu à cerimônia de premiação sob as árvores do pátio da escola, com direito a mesa e tapete vermelho. Foi visível a apreensão dos alunos e dos pais presentes. E, dessa forma, o público foi informado a respeito dos vencedores. Destaque para “O Filho da Estrada”, vencedor do Prêmio Valter Rodrigues de melhor filme, e “O Casamento”, que, além de ser eleito o melhor documentário, recebeu ainda uma menção honrosa.

“TIVEMOS DIVERSOS VENCEDORES” – Durante a cerimônia de premiação, a diretora Rosane Oliveira agradeceu a todos que colaboraram com a realização do Festival de Cinema Estudantil. O professor Davino Nascimento, principal idealizador do projeto, emocionou-se ao dizer que “tivemos aqui, hoje, diversos vencedores”. Para ele, o Festival significou bem mais que isso. “Há muito tempo que parei de ensinar e passei a aprender muito com todos vocês”, concluiu, dirigindo-se a seus alunos.

SECOM/PMVC

Compartilhe