Vitor Rocha, Especial de Itacaré

Lúcio Távora / Agência A TARDE

Mansão de empresário amigo, onde Dilma descansa em Itacaré

Mansão de empresário amigo, onde Dilma descansa em Itacaré

Se Dilma Rousseff gostou do paraíso ecológico ao longo da estrada Ilhéus-Itacaré, sua escolha para o descanso pós eleitoral, e quiser voltar para curtir novas férias, precisa ficar atenta para o projeto de construção do Porto Sul na região.

Sonho do governo do Estado alimentado por financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja maternidade foi dada a Dilma por Lula, o novo porto de Ilhéus é considerado por moradores e empresários locais como uma intervenção de alto dano ambiental para o local que abriga Áreas de Proteção, extensa Mata Atlântica, lagoas com jacarés, lindas praias, desova de tartaruga e turismo intenso.

Os recursos naturais foram conferidos de perto pela presidente eleita, desde quarta-feira, quando chegou à mansão de alto luxo do empresário paulista João Paiva, localizada na Praia do Patizeiro, ao norte de Ilhéus e a 20 km de Itacaré. “Pronto, ela já conhece o lugar e espero que veja o absurdo que é instalar um porto aqui. Iria destruir toda essa harmonia ambiental”, comenta Mary Berbert de Castro, moradora local e militante da ONG ambientalista Ação Ilhéus. “Se Dilma gostou, deve querer voltar, por isso tem que impedir a construção do Porto Sul”, completa. Em Ilhéus, já existe o Porto de Malhadas, em baixa capacidade de recepcionar grandes navios.

A instalação do novo porto no local também enfrenta resistência de proprietários de terras na região, a exemplo da família Marinho, controladora da Globo, e do presidente da Natura, Guilherme Leal, que concorreu como vice da candidata derrotada à Presidência Marina Silva.

O próprio João Paiva, dono da casa onde Dilma está, tinha intensão de construir um resort no lugar da mansão, mas desistiu após resistência da comunidade, que o convenceu da importância natural da região.

Passeio – Há sinais de que Dilma gostou do passeio. Neste sábado, um dia após ser vista no mar antes de rápida caminhada e passeio de quadriciclo, ela tentou repetir o programa. Dois assessores chegaram a levar à praia uma caixa térmica e uma lona para montar uma tenda, por volta das 6h30. Após perceber a presença da imprensa, eles pediram privacidade e, logo após, retiraram o material da praia, evidenciando que a presença de repórteres e fotógrafos a inibiu. Até o fechamento desta matéria, ela não havia aparecido.

O Porto Sul está em fase de elaboração de projeto executivo, mas parte das obras da Ferrovia Oeste-Leste, responsável por alimentá-lo com cargas, já está licitada. Para o deputado federal governista da região, Geraldo Simões (PT), a importância da obra justifica os possíveis danos ambientais. “Tudo que se faz gera um impacto, mas a tecnologia está aí para diminuir isso”, defende Simões, que tem casa na redondeza.

Turismo comemora – Há dois anos, quando o presidente da França Nicolas Sarkozy esteve na Praia de Itacarezinho, a 17 km de Itacaré, para passar férias natalinas com a esposa Carla Bruni, os hotéis ficaram lotados durante o resto do verão. A esperança é a mesma agora, após a permanência da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff.

“Isso é ótimo para a cidade, porque o brasileiro ainda tem essa mentalidade de acompanhar essas personalidades”, conta Diana Quadros, secretária de Turismo de Itacaré e guia internacional. “Queremos capa em todos os jornais do Brasil, quanto mais, melhor”, brinca a gestora. O raciocínio é que as reportagens acabam por gerar divulgação da cidade e atraem turistas. “Com o Sarkozy tivemos um Réveillon completamente lotado”, atesta.

A TARDE revelou que Dilma chegou a Ilhéus na última quarta-feira, após ela ter dito que seu destino era “segredo de estado”.

Compartilhe