Veja.com

Decisão é tomada após explosão de turbina, seguida de pouso de emergência de uma aeronave.

  Embora o avião possa continuar voando com apenas três motores, o piloto do airbus A380 que ia para a Austrália decidiu retornar a Cingapura por precaução quando sobrevoava a Indonésia

 A companhia aérea australiana Qantas suspendeu nesta quinta-feira todos os voos de seus Airbus A380 depois que uma dessas aeronaves teve de fazer um pouso de emergência em Cingapura, no primeiro incidente do tipo com o maior avião do mundo. Air France, Lufthansa, Singapore Airlines e Emirates, que também usam essas aeronaves, anunciaram que continuam confiando na segurança dos modelos e não vão imobilizar sua frota.

 

O executivo-chefe da Qantas, Alan Joyce, afirmou em declarações à imprensa que a medida servirá para que os seis modelos sejam inspecionados em busca de possíveis defeitos. “Suspendemos todos os serviços dos A380 até que estejamos totalmente seguros de que podem voar de novo”, disse.

O incidente – Segundo Emma Kearns, porta-voz da empresa, a aeronave sofreu um problema em um de seus quatro motores pouco após decolar do aeroporto de Changi, em Cingapura, rumo a Sydney (Austrália) com 433 passageiros e 26 tripulantes a bordo. Embora o avião possa continuar voando com apenas três motores, o piloto decidiu retornar a Cingapura por precaução quando sobrevoava a Indonésia. Ninguém se feriu.

O Airbus A380 é capaz de transportar 550 passageiros em sua versão menor e até 853 em seu tamanho máximo. Seus quatro motores são para garantir os longos trajetos a que foi feito para aguentar. Hoje, há 38 destes aviões gigantes distribuídos entre as cinco companhias – Qantas, Air France, Lufthansa, Singapore Airlines e Emirates, que até setembro haviam transportado mais de 7 milhões de passageiros.

Compartilhe