Raíza Tourinho l A TARDE

Fernando Amorim/Agência A TARDE

Estudantes podem se inscrever até o dia 21 deste mês

Estudantes podem se inscrever até o dia 21 deste mês

Os  universitários convocados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 têm até o dia 21 de novembro – data da aplicação da avaliação – para preencher virtualmente o questionário socioeconômico do Ministério da Educação (MEC). O documento está disponível no endereço eletrônica (clique aqui para acessar).

Pela primeira vez realizado eletronicamente, o questionário não é obrigatório, mas é uma importante ferramenta  de pesquisa para análise do perfil dos estudantes que ingressaram ou estão concluindo os cursos de graduação no País. De acordo com o coordenador-geral do Enade, Webster Spiguel, “as informações prestadas na pesquisa pelos estudantes subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior”.

Para ele, o documento online promoverá maior participação dos estudantes e das Instituições de Ensino Superior (IES) no processo, além de reduzir os custos operacionais e financeiros. “Se tomarmos como base os custos dos cartões de resposta referentes ao questionário dos alunos, estimamos redução de gastos na ordem de R$ 1,4 milhão, somente em 2010”, afirma o coordenador.

Outra vantagem, segundo Spiguel, é que as instituições poderão acompanhar o acesso dos estudantes ao questionário, monitorando quantos universitários já o responderam. As faculdades, universidades e centros universitários, no entanto, conforme informa o coordenador do Enade, não terão acesso às respostas fornecidas pelos alunos, como prevê legislação brasileira em vigor.

Rendimento – O exame promovido pelo MEC, realizado desde 2004, visa aferir o rendimento dos alunos nas universidades públicas e privadas em todo o País. Para essa edição, foram convocados 450 mil estudantes. Spiguel informa que, se o  selecionado não participar, a instituição não poderá emitir histórico escolar ou diploma de quem não fez a prova.

Neste ano, serão avaliados os dicentes das graduações em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina,  medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia também serão mensurados. Segundo informações constantes no site do MEC, os locais de prova serão divulgados no dia 5 de novembro no site do Enade.

Compartilhe