Da Agência Brasil

Brasília – O Senado francês aprovou hoje (22) o polêmico plano do governo que prevê a elevação da idade mínima para a aposentadoria de 60 para 62 anos. O projeto ainda será analisado por uma comissão parlamentar na próxima segunda-feira (25) e, depois, pelo Conselho Constitucional. A medida foi aprovada por 177 votos a favor, 153 contrários e nove abstenções. As informações são da BBC Brasil.

Há mais de uma semana, a França tem sido afetada por uma onda de greves, protestos e piquetes contra a mudança. Os manifestantes são contrários ao aumento da idade mínima para aposentadoria e à ampliação da idade para ter direito à aposentadoria integral, que passará de 65 para 67 anos no caso dos trabalhadores que não atingiram o tempo de contribuição exigido (40,5 anos).

O presidente Nicolas Sarkozy alega que as medidas são essenciais para reduzir o déficit público francês. O governo espera que, com o fim da votação do projeto no Senado, as manifestações que ocorrem pelo país afora, desde o início da semana, percam força.

No entanto, os sindicatos convocaram ontem (21) duas paralisações para os dias 28 de outubro e 6 de novembro, após o período de férias escolares que começa neste fim de semana.

Na manhã de hoje, a tropa de choque da polícia desbloqueou a refinaria de Grandpuits, nos arredores de Paris, uma filial do grupo Total. Houve tumulto e três manifestantes ficaram feridos. O secretário de Segurança Pública da região ordenou, por decreto, que funcionários em greve na refinaria retornassem ao trabalho. O sindicato CGT denunciou o que chamou de “entrave ao direito constitucional de greve” devido à atitude do secretário.

Compartilhe