Representantes de 80 municípios estão em Vitória da Conquista para debater e produzir conhecimentos sobre a realidade financeira dos municípios. O prefeito, Guilherme Menezes,  participou da abertura do Encontro Regional dos Secretários e Servidores Municipais de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia, realizado no auditório do Pólo Educacional Permanente de Saúde, na manhã desta quinta-feira, 21.

O evento, que acontece durante todo o dia, é promovido pelo Fórum Permanente de Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia – Sefin-M Bahia e tem o apoio da Associação Transparência Municipal – ATM. Entre os objetivos, está o  difundir a necessidade da criação de uma política pública de gestão financeira responsável que seja capaz de fomentar o desenvolvimento regional sustentável.

Para o prefeito Guilherme Menezes, é importante realizar eventos como esse no interior. “É no município onde as pessoas vivem, onde as coisas acontecem, então precisamos discutir essa realidade para que os municípios façam frente às dificuldades e apresentem soluções salutares no sentido de melhorar a vida dos cidadãos”, disse.

Os presentes na abertura do evento puderam apreciar a apresentação do Baticum – grupo de percussão do Programa Conquista Criança, da Prefeitura de Vitória da Conquista. Ainda pela manhã foram realizadas duas palestras: “Competências e desafios do Secretário de Finanças” e “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e a Convergência às Normas Internacionais”. Houve ainda o lançamento do Programa SefinM Bahia Educacional, que oferecerá cursos presenciais e a distância pela Internet para secretários de Finanças e servidores da área financeira das Prefeituras e Câmaras de Vereadores.

Hoje a tarde mais duas palestras serão realizadas, além de debate e plenária final. A programação do encontro foi elaborada de modo a atender o interesse de qualquer agente público municipal dos mais diversos níveis e funções, o que inclui os próprios prefeitos, vereadores, secretários e assessores, servidores que atuam diretamente na área de finanças e do controle interno nas Prefeituras e Câmaras Municipais.

Fotos: Emanuel Nem Moraes 

SECOM/PMVC