A Semana de Capacitação Municipal, a ser realizada entre os dias 8 e 12 de novembro, incluirá um Curso de Política Pública Municipal de Transparência Administrativa Eletrônica que vai orientar sua implantação em Prefeituras e Câmaras de Vereadores.

 Com o objetivo de difundir entre gestores públicos, vereadores e profissionais liberais princípios e metodologias gerenciais pautadas na qualidade dos serviços públicos prestados à população, será realizado entre os dias 8 e 12 de novembro na cidade de Campinas (SP) a Semana de Capacitação Municipal.

 O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios, através da sua Escola de Gestão Pública, tem apoio e participação da Associação Transparência Municipal – ATM e ocorrerá nas instalações do Hotel Nacional INN.

 

No decorrer da semana serão realizadas cinco atividades distintas, entre as quais o Curso sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV, a ser ministrado entre os dias 8 e 11/11. Direcionado a servidores, gerentes e ordenadores da área de convênios, o curso irá oferecer aos participantes uma visão prática, atualizada e completa do sistema. Em Brasília, a ABM, a EGP e o Instituto de Gestão Tecnológica já capacitaram três turmas com representantes de todas as regiões do país.

 

Transparência Eletrônica

 

O Curso de Política Pública Municipal de Transparência Administrativa Eletrônica ocorrerá na quarta-feira, dia 10/11 e será ministrado pelo diretor-presidente da ATM, Paulo Sérgio Silva, membro do Conselho Consultivo do Observatório de Consórcios Públicos e Federalismo, organismo criado pela Frente Nacional de Prefeitos.

 

Com 8 horas/aula, o curso irá apresentar o modelo de política pública de transparência administrativa eletrônica concebido pela ATM e orientar sua implantação e execução. Trata-se de um conjunto de metodologias estruturantes para que Prefeituras e Câmaras de Vereadores operem uma política de transparência eletrônica como instrumento de respeito à cidadania e de integração entre a democracia representativa e a democracia participativa.

 

O público ao qual o curso é direcionado inclui especialmente assessores do Gabinete do Prefeito e do presidente da Câmara de Vereadores, os responsáveis pelos sites oficiais de Prefeituras e Câmaras Municipais, pelos respectivos Diários Oficiais Eletrônicos, portais de transparência, ouvidoria municipal, arquivo público, contabilidade, bem como os responsáveis por digitalização de documentos de prestação de contas, convênios e licitação, base de dados da legislação municipal, publicação de leis, decretos, portais e instrumentos de gestão fiscal, entre outros.

 

Os interessados devem entrar em contato com a ATM neste endereço http://eventos.tmunicipal.org.br/tae/ ou através do telefone (71) 2105 7900 begin_of_the_skype_highlighting              (71) 2105 7900      end_of_the_skype_highlighting

 

Seminário Educidades

 

Ainda no dia 10 o foco das atividades será a educação. O III Seminário Nacional Educidades – Cidades da Educação irá reunir gestores, técnicos e assessores educacionais para discutir as tecnologias da informação aplicáveis à educação, a capacitação de agentes educacionais, a gestão escolar integrada, a avaliação do IDEB e outras iniciativas do Programa.

 

Desde o ano passado, o Educidades desenvolve ações de fomento ao desenvolvimento da educação e elevação do IDEB em alguns municípios do país. Durante o seminário, os participantes irão conhecer três experiências exitosas de municípios adeptos ao Programa e as ações desenvolvidas em parceria com a Fundação Pitágoras.

 

A Semana de Capacitação incluirá também a realização, no dia, do I Seminário de Gestão da Qualidade: Excelência na Administração. Especialistas em gestão pública de todos os níveis irão se reunir para discutir temas e apresentar soluções sobre modernização da gestão, uso de tecnologias de comunicação e de informação, difusão de novas metodologias gerenciais, dentre outros temas.

 

Na ocasião será oficializada a parceria entre a Escola de Gestão Pública e a Fundação Getúlio Vargas para o Programa de Formação de Gestores Municipais.

 

Outra atividade do encontro será a entrega do Prêmio – Eficiência Energética, patrocinado pela Eletrobrás e que premia as experiências municipais que tiveram destaque em economia e gestão energética eficiente, além da entrega do Troféu do Mérito Municipalista, concedido pela ABM e que anualmente premia as melhores práticas dos executivos municipais em áreas diversificadas da vida pública.

 

As inscrições para os cursos promovidos pela ABM podem ser feitas neste endereço: www.abm.org.br .

Compartilhe