Correio

Dos 1.993 testes realizados, 57 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados. Motociclista foi preso em Vitória da Conquista, por embriaguez. Oito quilos de pasta de cocaína foram apreendidos na mesma cidade.

A Operação Nossa Senhora Aparecida 2010, desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal no período de 08 a 12/10, registrou 94 acidentes, com 77 feridos e 9 mortos. Segundo a assessoria do órgão, das 3.574 pessoas fiscalizadas, 55 foram presas e encaminhadas às delegacias regionais. Os crimes variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados e por motivo de embriaguez.

Foram fiscalizados 5.929 veículos, com 2.124 notificações extraídas em todo o estado, dentre as quais: 442 notificações por ultrapassagem proibida, 256 notificações por não uso do cinto de segurança e 206 por CNH, o que demonstra falta de atenção e/ou prevenção por parte dos condutores. Mesmo com a divulgação da restrição de tráfego dos veículos de carga, alguns motoristas desrespeitaram a orientação, sendo autuados 67 condutores por não cumprirem com os dias e horários definidos.

Álcool e drogas nas rodovias

O combate à ingestão de bebidas alcoólicas foi intensificado, sendo que dos 1.993 testes realizados, 57 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 957,70 e 32 foram presos por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008).

Os condutores alcoolizados foram flagrados nas cidades de Porto Seguro, Lençóis, Salvador, Poções, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras, Feira de Santana, Jaguarari, Simões Filho, Itaberaba, Ibotirama, Seabra, Euclides da Cunha, Urandi, Guanambi, Cândido Sales e Senhor do Bonfim. Todos foram encaminhados às Delegacias de Polícia Judiciária das respectivas
localidades.

Destacam-se as prisões ocorridas em Vitória da Conquista e Itaberaba, na tarde de sábado (09) e domingo (10), onde um motociclista foi preso por embriaguez, drogas e porte ilegal de armas. Oito quilos de pasta base de cocaína foram apreendidas no sábado, no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. A droga estava escondida dentro das portas dianteiras do veículo VW/Gol, placa JSU 6388/BA, conduzido por Nilias José dos Santos, 30 anos, que foi preso e encaminhado à polícia local.

Já na tarde de domingo, durante abordagem da motocicleta HONDA CG/150, placa JSM 2465, no Km 199 da BR 242, os policiais encontraram na mochila do passageiro Elizeo Mota da Silva, 30 anos, uma arma de fabricação caseira calibre.20, com dois cartuchos do mesmo calibre. Na carteira do condutor Adonio Rios de Melo, 25 anos, foram encontradas duas trouxinhas de maconha prensada e duas pedras de crack. Além das apreensões, foi realizado o teste do Etilômetro com o condutor, o qual resultou em 0,75 mg/l. Suspeita-se que os acusados se preparavam para realizar assaltos na região. Ambos foram presos e encaminhados à polícia judiciária de Itaberaba.