Do G1 MG

O adolescente que estaria envolvido no desaparecimento de Eliza Samudio disse à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues que queria pedir desculpas ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos – o Bola – por ter dito que o ex-policial era responsável pela morte de Eliza Samudio. O menor prestou depoimento nesta sexta-feira (8), no fórum em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Adolescente que denunciou a morte de Eliza Samudio chega ao Fórum de Contagem (MG) para audiência nesta sexta-feira (8)
Adolescente que denunciou a morte de Eliza chega a
fórum para audiência (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segundo o adolescente, o homem chamado por Bola no inquérito policial, e que hoje é um dos nove réus sobre desaparecimento e morte de Eliza Samudio, não é o Bola que ele conhecia. Anteriormente a esta declaração, na audiência, o menor disse que inventou a história de que o corpo da jovem teria sido devorado por cães da raça rotweiller. Ele disse que bolou a história porque seu pai cria cães e teria apontado o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos – o Bola – como um dos suspeitos do crime porque já o conhecia e sabia que ele também criava cachorros. Depois, o adolescente falou à juíza que o Bola a que ele se referia não era o ex-policial.

O advogado de Santos, Zanone de Oliveira Júnior, disse que vai entrar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com um pedido de revogação de prisão, diante da nova versão apresentada pelo adolescente.

Marcos Aparecido dos Santos, durante audiência em ContagemMarcos Aparecido dos Santos, durante audiência em
Contagem (Foto: Pedro Triginelli/G1 MG)

Durante o depoimento do menor, o ex-policial chorou muito e chegou a se retirar da sala de audiência duas vezes. Durante uma sessão nesta quinta-feira (7), em Vespasiano, a Justiça ouviu vários vizinhos de Santos e todos confirmaram que nunca souberam que o apelido dele seria “Bola”, ou “Neném”, ou “Russo”, como o ex-policial é apontado no inquérito da Polícia Civil.

No depoimento, o adolescente declarou que prestou esclarecimentos à polícia sem a presença de nenhum parente e que foi pressionado a falar coisas que ele não queria porque não estava à vontade, estava cercado de pessoas estranhas. Na mesma audiência, o menor afirmou que inventou a história de que o corpo de Eliza Samudio teria sido comido por cães da raça rotweiller.

O delegado Julio Wilke foi ouvido na sequência ao depoimento do menor. O delegado, que acompanhou as investigações da Polícia Civil, disse que ao encontrar o adolescente pela primeira vez, ele estava tão assustado que chegou a urinar nas calças. Segundo Wilke, o menor descreveu em detalhes como teria acontecido o crime na casa de Marcos Aparecido dos Santos, em Vespasiano. “O que me impressionou foram os detalhes dados pelo menor da casa de Marcos Aparecido. Ele sabia até onde ficavam os cachorros”, disse.

Julio Wilke disse ainda que, ao chegar à casa de Marcos Aparecido, todas as descrições do menor batiam. “Ao entrar na casa de Marcos, o delegado Wagner Pinto percebeu que alguém tinha saído do local às pressas. As pias estavam molhadas e as panelas quentes”.

saiba mais

  • Menor desmente que corpo de Eliza teria sido comido por cães em MG
  • Adolescente depõe em audiência no Fórum de Contagem, em Minas
  • Mãe de Eliza vai assistir à audiência no Fórum de Contagem, em MG
  • Bruno chega ao Fórum de Contagem, em MG, para terceiro dia de audiência
  • Justiça ouve, em Vespasiano, nove testemunhas sobre o caso Eliza
  • Bruno e Fernanda têm mal-estar em audiência na Grande BH
  • Bruno vai à audiência na Grande BH, mesmo após passar mal na quarta

Segundo o delegado, ele não sabia de quem era casa, sabia apenas que era de um policial que tinha bom relacionamento com outros policiais. Na reconstituição feita com o adolescente dentro da casa de Marcos Aparecido, Julio Wilke disse que o menor estava assustado, mas sempre muito firme ao mostrar onde tudo aconteceu.

A Polícia Civil disse que não vai comentar o depoimento do menor.

Próxima audiência
De acordo com o TJ, no dia 13, vão ser ouvidas 7 testemunhas arroladas pela defesa dos réus. Quatro são delegados ligados ao inquérito, como Edson Moreira, Wagner Pinto, Alessandra Wilke e Ana Maria dos Santos.

Entenda o caso
O goleiro Bruno é réu no processo que investiga a morte de Eliza Samudio. A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza. Fernanda Gomes de Castro, namorada de Bruno, foi presa em Minas Gerais.

O goleiro; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro vão responder na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responderá por dois crimes. Bola foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos os acusados negam o crime. As penas podem ultrapassar 30 anos.

A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados. Com essa medida, eles devem permanecer na cadeia até o fim do julgamento. Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe