G1

A produção industrial registrou ligeira de queda de 0,1% em agosto, na comparação com o mês anterior, sem influências sazonais, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, a produção havia registrado leve aumento de 0,6% (dado revisado pelo instituto), após três meses seguidos de queda.

Sobre agosto do ano passado, houve alta de 8,9%. Já no acumulado dos oito primeiros meses do ano, o aumento foi de 14,1% e, nos últimos 12 meses, de  9,9%.

Das 27 atividades pesquisadas, 16 registraram redução na produção. A principal influência negativa foi do setor de metalurgia básica, que teve queda de 5,8%, seguido por refino de petróleo e produção de álcool, com recuo de 3,6%. As contribuições positivas partiram das produções de  máquinas e equipamentos (5,6%), veículos automotores (1,4%), edição e impressão (4,1%) e outros equipamentos de transporte (4,5%).

Sobre julho, nos índices por categorias de uso, apenas o segmento de bens de capital (1,4%) teve alta na produção. As outras categorias de uso registraram resultados negativos, com destaque para bens intermediários.

Sobre agosto de 2009
Em relação ao mesmo período do ano passado, a produção global da indústria cresceu 8,9%. Das 27 atividades pesquisadas pelo IBGE, 22 atividades registraram aumento na produção. Entre as atividades, veículos automotores (27,2%) se manteve como a de maior influência positiva na formação da média da indústria.

Compartilhe