Tribuna/Lílian Machado

 

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou ontem um levantamento em que identificou a chance de eleição de 51 candidatos a uma das 39 vagas de deputado federal da Bahia.

 Os partidos com tendência a garantir um maior número de deputados são PT, com doze nomes concorridos e maior posição no ranking; o DEM, com nove, e o PMDB, que possui seis com possibilidade de êxito. Os demais, PR e PP, cada um tem quatro candidatos na disputa acirrada; PCdoB, PDT, PSDB apresentam três postulantes; PTB e PV, dois; e PSC e PRB podem levar um parlamentar cada.

 A Câmara Federal apresenta 39 vagas para os baianos. O prognóstico, realizado em todo o Brasil, foi feito com base em informações qualitativas e quantitativas. Entretanto, segundo informações do Departamento, a pesquisa não tem caráter eleitoral, “nem a pretensão de ser conclusivo”.

 

Na lista composta pelo PT, partido que tem na chapa majoritária o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), aparecem com chance de reeleição os candidatos Sérgio Barradas Carneiro, Nelson Pelegrino, Geraldo Simões, Luiz Alberto e Zezéu Ribeiro. Entre os novos com probabilidade de serem eleitos são listados Emiliano José e Josias Gomes, Walmir Assunção, Waldenor Pereira, Rui Costa, Afonso Bandeira e Amauri Teixeira. Desses, dois já passaram pelo Congresso – Emiliano e Josias.

No prognóstico do Diap, o DEM do candidato ao governo Paulo Souto tem a chance de levar três novos nomes, sendo citados Gerson Gabrielli (sem cargo eletivo), Luiz de Deus e José Nunes – ambos são deputados estaduais. Já na lista da reeleição aparecem ACM Neto, Cláudio Cajado, Fábio Souto, Jorge Khoury, Luiz Carreira e Paulo Magalhães. 

O PMDB de Geddel Vieira Lima – terceiro partido na relação, leva os veteranos Colbert Martins, Marcelo Guimarães Filho, Veloso e Severiano Alves. Entre os novos são citados os nomes de Lúcio Vieira Lima e Arthur Maia.

Lista traz a volta de nomes conhecidos

Partido aliado no campo local ao projeto de Geddel, o PR apresenta quatro com possibilidade de reeleição. Entre os candidatos citados estão João Carlos Bacelar, José Rocha, Tonha Magalhães e Maurício Trindade. O PP, coligado ao PT de Jaques Wagner, apresentou os nomes de João Leão, Mário Negromonte e Roberto Britto como reeleitos e o deputado estadual Luiz Argolo como novo integrante na Câmara Federal. 
 
No PDT, sigla também aliada ao projeto do PT, aparecem José Carlos Araújo, Marcos Medrado e Félix Jr. Já o PSDB, também com três nomes, pode apresentar a reeleição de João Almeida e Jutahy Junior e como novo integrante na Câmara dos Deputados, o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy. O histórico PCdoB pode oferecer a chance de reeleição para a deputada Alice Portugal e o deputado Daniel Almeida. Entraria como novo nome o deputado estadual Edson Pimenta. 
 
O PTB pode trazer a volta de dois nomes à Câmara Federal: Benito Gama e Jonival Lucas. O Partido Verde, do candidato Luiz Bassuma, é citado com possibilidade de reeleger Edgar Mão Branca e eleger Rose Bassuma.  O PRB pode levar à reeleição de Marcio Marinho.

Compartilhe