Lorena Caliman | A Tarde On Line

Dois cursos de pós-graduação na Bahia atingiram o padrão de excelência internacional pela avaliação trienal (2007-2010) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira, 14. Os cursos top do estado, pela avaliação da Capes, estão na Universidade Federal da Bahia (Ufba): em primeiro lugar, o mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, com nota 7, e o mestrado e doutorado em Artes Cênicas, que recebeu nota 6.

A avaliação atribui notas de 1 a 7, sendo 6 e 7 considerados “alto padrão internacional”. Os cursos classificados com notas 1 ou 2 são descredenciados.
Com nota 5, que significa “muito bom nível”, ficaram os seguintes cursos de pós-graduação baianos:
Universidade Católica do Salvador (Ucsal) – mestrado e doutorado em Família na Sociedade Contemporânea
Universidade Federal da Bahia (Ufba) – mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde; Ciências Sociais; Comunicação e Cultura Contemporânea; Ecologia e Biomonitoramento; Ensino, Filosofia e História das Ciências; História; Letras e Linguística; Patologia Humana; Psicologia; Química e mestrado profissional em Saúde Coletiva.

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – mestrado e doutorado em Botânica

Desclassificados – Do total de cursos avaliados no país, 2,7% obtiveram as notas 1 e 2, sendo descredenciados. Os nomes das instituições não foram informados. Segundo a assessoria de comunicação da Capes, as instituições terão um período de 30 dias para entrar com recursos e a informação não é considerada de domínio público, o que impede a divulgação dos nomes.

Para conferir a avaliação completa dos cursos, acesse aqui. No documento em PDF, encontram-se os links para as tabelas de resultados – geral, por instituição, por área de conhecimento e por unidade da federação.