Cerca de 350 pessoas, dentre elas, gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino, participaram e discutiram na tarde de sexta-feira (27), do Seminário “O Professor e o assédio moral: a omissão caminha de mãos dadas com a impunidade”, realizado no Auditório da Faculdade 2 de Julho, bairro do Garcia, pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

O Seminário iniciou-se as 14h30 com o credenciamento dos inscritos,  e em seguida Manoel Calazans, Coordenador Pedagógico, e então representante do Secretário da Educação, Carlos Soares, fez seu pronunciamento. A mediadora Lourdes de Fátima convidou os palestrantes Lígia Araújo, Juíza, a Médica Suerda Fortaleza da Silva, o Juiz Paulo Cézar Soares, os quais abordaram o tema proposto em diversos âmbitos.

Manoel Calazans que agradeceu a ilustre presença de todos os palestrantes e dos presentes educandos, disse ser de extrema pertinência que todos percebam a importância de discussões de questões como essas, para que todos venham a ter uma boa relação social. “Precisamos assumir esse papel da discussão de temas difíceis como este, para que possamos criar um ambiente favorável de trabalho, passando também esses certos conceitos e o conhecimento das leis para nossas crianças” completou.  

A Juíza Lígia Araújo, que falou e exemplificou atos e leis sobre os aspectos de assédio moral no trabalho, afirmou a necessidade da compreensão de como o assédio se manifesta, uma vez que é um fenômeno presente na realidade organizacional.” Frequentemente, fatos de assédio moral são banalizados, e até ignorados; algumas vezes por indiferença, outras por covardia e, até mesmo, por desconhecimento” explicou.  

A proposta  da reflexão sobre o assédio moral, que se revela de incontáveis formas, atitudes e gestos, na maior parte das vezes velados ou dissimulados, circunscritos apenas ao universo do empregador e do empregado assediado, o seminário veio ajudar a inibição de atitudes e de desrespeito, ajudando aos presentes  o conhecimento da  integridade moral do servidor público no ambiente de trabalho, para que esta seja levada adiante.  Do Tribuna da Bahia

Compartilhe