A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (25), sessão especial em comemoração aos 25 anos do CREAME – Comunidade Terapêutica. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB) e teve o apoio dos demais parlamentares.
O CREAME é uma entidade filantrópica, de utilidade pública, que tem por objetivo a recuperação de pessoas dependentes de drogas. O tratamento dos dependentes químicos acontece no regime de internato, que dura em média sete meses. Como estratégia de recuperação da dependência de drogas, o CREAME oferece oficinas terapêuticas, aconselhamento psicológico individual, terapia de grupo, inclusão digital e lazer.

Gilzete Moreira agradeceu a Deus e o apoio que recebe da família na luta pela recuperação de dependentes químicos. O parlamentar, emocionado, fez um resgate histórico da criação do Centro de Recuperação e declarou sua alegria ao ver os frutos do trabalho do CREAME. “Não  tem coisa melhor na vida do que ajudar alguém sair do mundo das drogas”, disse.
Moreira destacou o caráter religioso do CREAME, que tem nos princípios e valores da Bíblia a base para a recuperação de pessoas dependentes químicas. “São 25 anos de bênçãos nas mãos de Deus, recuperando tantas vidas destruídas pelas drogas”, afirmou, agradecendo todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para o bom funcionamento do CREAME.
Espiritualidade e recuperação de dependentes químicos – Para o pastor da Igreja Batista Betel, Edmar Andrade, a sessão foi um marco importante na história do CREAME, que vem desenvolvendo um trabalho fundamental e indispensável na recuperação de vidas. Destacou o apoio da Igreja Betel aos ex-usuários de drogas, numa tentativa de ressocialização dos mesmos.

Maria Consolata, psicóloga, afirmou que o fenômeno das drogas é um problema crônico da sociedade. Apontou o trabalho de prevenção, apoiado pelo poder público, como alternativa para impedir o avanço das drogas entre adolescentes e jovens. “O CREAME é um segmento que faz um trabalho de prevenção e assistência aos dependentes químicos”, disse, salientando a importância da parceria com a sociedade.

O pastor Davi Silva, capelão do CREAME, ressaltou que o Centro de Recuperação significa uma esperança para pessoas viciadas em drogas. Para Silva, a assistência espiritual e o apoio da família são fundamentais na recuperação do dependente químico. “A nossa capacidade vem de Deus”, declarou, solicitando o apoio da Câmara ao CREAME.

Segundo Edwaldo Alves, secretário Municipal de Desenvolvimento Social, o consumo e tráfico de drogas transformou-se num problema de saúde pública que precisa ser enfrentado com responsabilidade e firmeza. “Temos uma geração de crianças e jovens perdida por causa das drogas”, disse, ressaltando a necessidade do apoio do poder público a iniciativas como o CREAME.

Edinalva Novais, presidente do CREAME, afirmou que ao longo dos últimos 25 anos a entidade vem contribuindo para a recuperação de dependentes químicos, prestando assistência psicológica e espiritual. Novais ressaltou o empenho da equipe que atua no CREAME e destacou que vem se esforçando para dar continuidade ao trabalho começado há 25 anos. “É possível se libertar das drogas e ter uma nova vida”, disse, solicitando apoio da sociedade conquistense para que o trabalho continue a ser realizado.

Último a discursar, Eliabe Gouveia, que representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou as ações da administração municipal no campo da assistência social. Gouveia afirmou que iniciativas como o CREAME são fundamentais na luta contra as drogas em Vitória da Conquista. “Uma sociedade se faz com muitas mãos dadas. O CREAME deve estar de mãos dadas com o poder público na missão de resgatar vidas”, declarou.

Homenagens – O vereador Gilzete Moreira prestou homenagem a pessoas que contribuíram para a fundação e consolidação do CREAME ao longo dos últimos 25 anos. Gideon César de Almeida, que falou em nome dos homenageados  fez um resgate histórico da criação do CREAME, destacando os momentos difíceis que a entidade passou até se firmar como uma dos centros de recuperação mais conceituados da região. Almeida agradeceu a honraria e lamentou o crescimento do uso e tráfico de drogas.
Maria de Lurdes Moreira, que também foi homenageada, afirmou que a recompensa maior do trabalho realizado é a recuperação de vidas. “Agradeço a Deus por estes 25 anos de CREAME”, declarou.

ASCOM

Compartilhe