Meire Oliveira l A TARDE

Haroldo Abrantes/Agência A TARDE

A enfermaria cirúrgica geral do Hospital das Clínicas pode fechar no final da semana

A enfermaria cirúrgica geral do Hospital das Clínicas pode fechar no final da semana

No sétimo dia de paralisação dos médicos-residentes em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos já foram reduzidos à metade. Na unidade que abriga a maior parte da categoria, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas), a enfermaria da clínica cirúrgica geral pode fechar até o final desta semana por falta de profissionais.

Com uma biópsia no fígado marcada para outubro, o pedreiro Ezequiel de Jesus Machado, 42 anos, tem receio de não conseguir completar a lista de exames que antecedem o procedimento. “Quando a máquina não está quebrada, estão em greve”, disse. Como se não bastasse, a ausência dos médicos também impede que o pedreiro continue vindo do município de Camaçari no ônibus cedido pela prefeitura e economize R$ 20 a cada retorno a Salvador. “Preciso que o médico daqui assine a autorização, mas me disseram hoje (segunda-feira) que estão parados”, contou.

De acordo com Patrick Mac Donald, da Associação Bahiana de Médicos Residentes (ABMR), os hospitais dependem da atuação dos residentes. “A ausência deles (residentes) não deveria ter impacto, mas a realidade é diferente. Por isso a enfermaria da clínica cirúrgica geral do Hupes deve fechar até o final da semana”, contou o presidente da entidade. Em nota, a assessoria do Hupes informou que mantém atendimento com os médicos do Hupes e da Ufba, mas admite que alguns procedimentos “podem sofrer remanejamentos”.

No Hospital Santa Izabel, a dona de casa Maria Estela Sena de Paula, 59, veio de Candeias passar pelo mesmo problema. Por conta de complicações causadas pela diabetes foi atendida em 12 de abril deste ano e ficou de entregar o resultado de 14 exames na próxima consulta com a endocrinologista marcada para novembro. “Gasto R$ 20 já que ninguém avisa nada pelo telefone e não consigo marcar os exames”.

Procedimentos nas áreas de urologia, além de cirurgia geral e vascular também foram cancelados no Hospital Ana Nery. “Não há como suprir a demanda sem contar com eles”, disse o coordenador de ensino do Ana Nery e presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Álvaro Nonato de Souza.

Compartilhe