Segundo dados divulgados pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital tenta recuperar mais de R$ 34 bilhões desviados dos cofres públicos pela corrupção. São 764 ações de improbidade administrativa, ajuizadas entre 1992 e 2006, que já resultaram no bloqueio judicial de quase R$ 6 bilhões, em recursos desviados.

O MP paulista é o responsável por quase metade das condenações judiciais por atos de improbidade administrativa registradas no Cadastro Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os números foram apresentados durante o Congresso de Patrimônio Público e Social do Ministério Público do Estado de São Paulo, realizado na quarta-feira.

De acordo com a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público, Eloisa de Sousa Arruda, “O Brasil ocupa o vergonhoso 75º lugar no ranking de percepção de corrupção, dividindo a posição com Colômbia, Peru e Suriname”.

De acordo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, a corrupção rende mais que crimes como tráfico internacional de drogas, o tráfico de pessoas, a pirataria e o contrabando. Do Portal Terra

Compartilhe