Vítor Rocha l A TARDE

Margarida Neide/Agência A TARDE

Kátia Carmelo era titular da pasta de Planejamento

Kátia Carmelo era titular da pasta de Planejamento

Escanteada na prefeitura e acusada, em carta apócrifa, de participar de esquema de extorsão de dinheiro a empresários – no contexto da prisão do blogueiro João Andrade Neto –, a arquiteta e ex-secretária municipal de Planejamento, Kátia Carmelo, denuncia um esquema de negociações clandestinas das chamadas “Transcons”, que são permissões para que determinadas obras ampliem seu potencial construtivo, o que aumenta a lucratividade de alguns empreendimentos imobiliários.

De acordo com ela, a utilização está sendo usada indevidamente na orla marítima da cidade. Com isso, o dinheiro que deveria ser arrecadado pela prefeitura por meio de outro instrumento, a outorga onerosa, passa para as mãos de empresários que vendem a “Transcon”.

Em entrevista exclusiva a A TARDE, ela cita nomes envolvidos e calcula o prejuízo potencial aos cofres públicos em torno de R$ 500 milhões se a suposta fraude continuar. Como justificativa para a decisão de fazer as denúncias, ela diz que está sendo vítima de ameaças e acusações caluniosas, e que já levou estas informações à Polícia Civil.

Compartilhe