do A Tarde
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apreciou na quinta-feira, 12, mais 72 registros de candidatura para as eleições de outubro. Destes, 50 foram liberados para concorrer, incluindo três políticos que já tiveram a prestação de contas rejeitada pelo Tribunal de Contas devido à existência de irregularidades ou respondem na Justiça a denúncias de corrupção. Faltam ainda serem julgados 44 registros.
Os liberados: Antônio Calmon (PMDB), ex-prefeito de São Francisco do Conde, Raimundo Caires Rocha (PMDB), ex-prefeito de Paulo Afonso, e o deputado federal Uldurico Pinto (PHS), ex-secretário de Saúde de Porto Seguro.

Ainda não foi julgada a candidatura do vice de Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PP), que responde a impugnação por dupla filiação. A candidatura de Paulo Souto (DEM) foi liberada. Outros 16 registros foram indeferidos pela ausência de documentação ou por problemas com prestação de contas à Justiça Eleitoral. Seis candidaturas tiveram o julgamento adiado.

Calmon teve as contas do ano de 2008, quando era prefeito, rejeitadas. O Ministério Público já o denunciou à Justiça por um suposto esquema de desvio de recursos. Caires teve também as contas de 2008 reprovadas e foi condenado a devolver R$ 6 milhões aos cofres públicos. Já Uldurico responde a processo no STF por crime contra a administração pública, relativo a supostas irregularidades do período em que foi secretário de Saúde de Porto Seguro.

Compartilhe