da Agência Brasil

Brasília – As escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até segunda-feira (16) para enviar os textos de seus alunos às secretarias de Educação para a primeira seletiva. Na edição de 2010, a competição recebeu inscrições de 60 mil escolas de 5.488 municípios.

A olimpíada é organizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. O objetivo é “ampliar as competências de leitura e escrita entre alunos” a partir do “aperfeiçoamento didático de docentes da rede pública”.

Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O Lugar Onde Vivo. Para os estudantes do 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos do 7º e 8° anos participam com dissertações do tipo memória. Os concorrentes que cursam do 9° ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio escreverão crônicas e os estudantes do 2° e 3° anos do ensino médio participam com artigos de opinião.

Para avaliar os trabalhos, foram formadas comissões julgadoras com educadores, especialistas de universidades e representantes de entidades ligadas à educação. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos que disputam uma seleção municipal. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.

Mais informações no site do concurso (http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/).

Compartilhe