IG

Por meio do Google Books, o Google pretende digitalizar todos os livros existentes em todo mundo. Porém, encontrou um desafio para catalogá-los: há diversos sistemas que catalogam as obras, como o ISBN (International Standard Book Numbers), mas que usa os mesmos números para registrar produtos relacionados a livros. Além disso, muitos livros, são registrados em duplicidade em mais de um sistema de identificação.

Há algum tempo, o Google recebe informações sobre os registros de livros nesses sistemas e tenta organizá-los, de modo a consolidá-los a um sistema único de catálogo, que contenha a identificação de todos os livros do mundo.

O Google está cruzando as informações desses bancos de dados e, atualmente, possui 600 milhões de registros únicos. O trabalho, no entanto, não acaba neste ponto. Há milhares de registros de um mesmo livro em uma mesma biblioteca, por exemplo.

Apesar de melhorar seu algoritmo de busca, o total de livros continuava em 210 milhões. Contudo, depois de tirar os materiais que não são considerados livros, como 8 milhões de relatórios, 4,5 milhões de gravações de áudio, 2 milhões de vídeos, mais de 2 milhões de mapas, o Google ficou com 146 milhões de livros.

Ainda faltava, porém, consolidar os folhetins, vários artigos que compõe um livro e, por isso, deveriam ser considerados um volume só, e também documentos governamentais, disponíveis em bibliotecas americanas. Feito isso, finalmente, o Google chegou a um número: 129.864.880 livros. “Até o último domingo”, diz a mensagem no blog oficial do Google.

Compartilhe