Segundo informações, “interessados” foram informados sobre inspeção.

Janine Andrade/Acheibrumado

O antigo Matadouro Municipal de Brumado passou por diversas modificações adaptatórias a fim de se encaixar nos padrões sanitários. O matadouro era totalmente fora dos padrões sanitários, com funcionamento no bairro Santa Tereza, e que após solicitação da justiça, foi desativado.

Inaugurado em 2008, o município possui hoje o Mafrirb – Matadouro e Frigorífico de Brumado – um moderno frigorífico, que fornece carne e derivados para toda a microrregião.

Contudo há alguns meses, foi noticiado que o frigorífico teria infringindo as regras sanitárias para abate e armazenamento, e teria sido notificado pela ADAB – Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia e poderia sofrer até uma possível intervenção por parte do órgão estadual.

A ADAB juntamente com a vigilância sanitária, estava ciente desses abates clandestinos que ocorriam em Brumado e região e já montavam ação conjunta para apreender o gado abatido de forma irregular. “Haverá uma fiscalização rigorosa, por que Brumado precisa como qualquer outro município consumir  carne de qualidade. Sabemos que há abate clandestino na cidade e tomaremos providências. “ Disse Márdio David Alves, gerente técnico da ADAB em Brumado.

Acontece que as informações de data e especificações da operação que faria essa inspeção foram vazadas. Segundo informações, funcionários do setor estiveram em nossa cidade e de forma mal intencionada informaram sobre a inspeção, dez dias antes que a mesma acontecesse.

Dessa forma todo um planejamento operacional, mapeado e organizado para fazer a intervenção em nossa cidade, no dia 21 de Julho foi cancelada.
A equipe de jornalismo online do AcheiBrumado entrou em contato com o diretor da ADAB em Brumado que em um tom de “constrangimento”, não passou maiores informações sobre o ocorrido.

Cabe lembrar aos internautas que a carne clandestina pode causar até a morte durante o consumo, levando risco as famílias, pois não passam por inspeções de qualidade e pode conter inúmeras bactérias prejudiciais a saúde.