Pesquisa do Datafolha traz as intenções de voto de 10.905 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, para presidente da República. Os índices foram divulgados neste sábado (24) e mostram empate técnico entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff. Ele está com 37% e ela com 36%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos (o que pode colocar o ex-governador de São Paulo entre 35% e 39% e a ex-ministra da Casa Civil entre 34% e 38%).

 Marina Silva (PV) é a terceira colocada, com 10% da preferência dos ouvidos.

 Depois da oficialização das candidaturas, esta é a primeira pesquisa formulada pelo Datafolha e a terceira consecutiva mostrando empate técnico entre os adversários da situação e da oposição a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 O Datafolha entrevistou 10.905 pessoas de 20 a 23 de julho, em 379 municípios, sob encomenda do Jornal Folha de S. Paulo e Rede Globo de Televisão e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19890/2010.

 Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% cada. Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não chegam cada um a 1%.

 São 10% se dizendo indecisos e 4% dizendo que devem votar em branco ou anular o voto em outubro.

 Maioria não sabe em quem votar, segundo “espontânea”

 Com relação à pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor diz o nome que lhe vier à cabeça, sem apresentação prévia de lista – quase metade diz não ter ciência em quem votar.

 São 46% dos entrevistados dizendo não saber em quem votar.

 

Dilma é a primeira citada: 21% (tinha 22% na pesquisa anterior). Serra, com 16% (tinha 19%), vem logo após. Marina Silva tem 4%. A candidata do PV aparece com a mesma porcentagem de Lula, que, mesmo sem ser candidato, chegou a ser mencionado.

Empate técnico num eventual segundo turno

Dilma teria 46% contra 45% de Serra numa simulação de segundo turno entre eles, segundo o Datafolha. Indeciso são 5%. Outros 5% votariam em branco ou nulo.

A maioria dos que votam em Marina votariam em Serra num suposto segundo turno dele contra Dilma: 41% dos eleitores de Marina optariam pelo tucano, 39% pela petista e 15% votariam em branco ou anulariam o voto.

Serra possui maior rejeição

Eleitores que dizem não votar em Serra de forma alguma somam 26% (eram 24% na pesquisa anterior). Os que rejeitam Dilma são 19% (eram 20%). Marina Silva aparece com 13% de rejeição (era 14%).

Histórico mostra subida de Dilma até empate técnico

Clique na imagem para acessar a galeria

Foto: Reprodução/G1


Vox Populi coloca Dilma com 8% de vatagem

Já a pesquisa do Vox Populi coloca a petista à frente. Os índices foram apresentados nessa sexta-feira pelo Jornal da Band e pelo portal IG.
Dilma tem 41% da preferência entre os eleitores, e Serra, 33%. Marina aparece com 8%, na terceira posição.

Eymael é o único dos partidos ditos nanicos a aparecer na pesquisa, com 1%.

Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria com 46% a 38%. Em junho, ela aparecia com 4% de vantagem na simulação de confronto direto entre eles.

Na espontânea, segundo o Vox Populi, Dilma continua à frente: 28% a 21%. Assim como no Datafolha, Lula é citado também: 4%.

Entre as intenções das eleitoras somente, Dilma vence com 38% contra 32% de Serra. Dentre os homens, Dilma venceria com mais facilidade se a eleição fosse hoje, segundo o Vox Populi: ela tem 43% a 34%.

O Vox Populi entrevistou 3 mil eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada junto no TSE com o número 19.920/10. A margem de erro é de 1,8% para mais ou para menos.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Compartilhe