Carlos Madeiro/Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

O juiz da 9ª Vara Criminal da Capital, Geraldo Amorim, determinou nesta sexta-feira (23) a prisão de três oficiais do Corpo de Bombeiros de Alagoas acusados de desviar donativos que deveriam ser entregues às vítimas das enchentes.

Foram detidos na tarde desta sexta, na sede do Corpo de Bombeiros, em Maceió, o coronel Josivaldo Feliciano de Almeida, o capitão Renivaldo de Lima Barbosa e o tenente Ederaldo dos Santos Gomes. Além deles, já estava detido o soldado Dória, que foi preso no último sábado em flagrante com xampu, leite e colchonetes supostamente escondidos em um armário pessoal dentro do quartel.

O pedido de prisão foi feito pela delegada Ana Luiza Nogueira, que preside o inquérito que investiga o caso. O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual e por inquéritos militares.

Segundo a decisão da Justiça, eles foram presos acusados de peculato e prevaricação. Os três foram levados para a Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil, onde prestam depoimento acompanhados de um advogado.

Após os depoimentos, os militares devem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal de Maceió para realizarem exame de corpo de delito. Em seguida, eles devem ser encaminhados ao quartel da corporação, onde ficarão detidos.

Em entrevista nesta quinta-feira a uma televisão local, o capitão afirmou que era inocente e chegou a dizer que, se houve desvios de donativos, eles teriam sido praticados por voluntários. “Querem macular a imagem dos Bombeiros”, disse.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, foram constados pelo menos três desvios de mercadorias doadas, sendo dois deles dentro do quartel do Corpo de Bombeiros e um de um galpão da Secretaria de Estado da Educação.

Compartilhe