Do G1, em São Paulo

g1 palmares
Palmares foi um dos municípios afetados pelas
inundações (Foto: Glauco Araújo/G1)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou nesta quarta-feira (14) que foram contabilizados 92 casos suspeitos de leptospirose em decorrência das chuvas que atingiram o estado. Os casos foram registrados no período de 13 de junho até 13 de julho.

Do total de suspeitos, dez casos foram confirmados, 18 descartados e 64 estão sob análise. Neste ano, o estado já havia registrado uma morte por leptospirose no período anterior às enchentes.

Pelo menos 57 pessoas morreram por causa da chuva, em Pernambuco e Alagoas, no útimo mês. Mais de 157 mil tiveram que deixar suas casas e 95 municípios registraram prejuízos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina do rato. Em casos de enchentes e inundações, a urina dos ratos presente em esgotos e bueiros se mistura à enxurrada e à lama das enchentes. Por isso, o contato com a água ou lama contaminada pode causar a infecção.

Em 2009, Pernambuco notificou 691 casos suspeitos da doença. Destes, 215 tiveram o diagnóstico confirmado e 17 morreram.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).

Dengue
Entre janeiro a julho deste ano, foram registrados 28.258 casos suspeitos da dengue. Destes, 4.243 foram confirmados. O índice de suspeitos representa um aumento de 426,61% em relação ao casos contabilizados, no mesmo período, no ano passado.

Também foram registradas neste primeiro semestre do ano 198 notificações de dengue hemorrágica, com 27 casos confirmados. Até agora, 38 óbitos estão sendo investigados e apenas um teve a doença como diagnóstico confirmado.

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor nos olhos e nas juntas, fraqueza, náusea, vômitos e manchas vermelhas na pele. Sangramento de gengivas e narinas, dor abdominal contínua e dificuldade para respirar podem indicar um quadro de dengue hemorrágica.

Compartilhe